PCP opõe-se ao envio de militares para o Líbano

Contra a subserviência

O secretário-geral do PCP manifestou na segunda-feira a oposição do PCP ao envio de militares portugueses para o Líbano. À saída de uma reunião com os ministros da Administração Interna e da Defesa e com o Secretário de Estado dos assuntos europeus, Jerónimo de Sousa reafirmou que as soluções para o Médio Oriente não passam por «cumplicidades com o agressor, ou seja, Israel».
O PCP, afirmou, vê com muita inquietação a «diversificação, quase banalização, do envio de militares portugueses para vários pontos do globo em situação de conflitualidade». Para o dirigente comunista, nem sequer estão claros o estatuto, o mandato e os objectivos da força militar internacional. Sobre as declarações do Governo, que adiantou a possibilidade do envio de militares, Jerónimo de Sousa acusou o executivo de ter corrido depressa demais, lamentando que a posição portuguesa esteja «muito dependente» da União Europeia.
Já no dia anterior, numa iniciativa partidária no Algarve, Jerónimo de Sousa tinha criticado o silêncio do Governo em relação à agressão israelita no Líbano e a sua subserviência à política dos Estados Unidos da América. A «veneração» do Governo aos EUA, sustentou, viola a Constituição, «num país que deveria ser amante da paz entre os povos e estar ao lado de todos os explorados, dos que são vítimas do imperialismo».


Mais artigos de: PCP

Mentiras não escondem realidade

Jerónimo de Sousa acusou, domingo, o Governo de tentar mascarar a realidade do País, através da manipulação dos dados do desemprego e do défice.

Um convívio ímpar

Este ano, o almoço-convívio que anualmente a Comissão Concelhia de Arganil do PCP costuma promover, decorreu na povoação de Vilarinho do Alva, na freguesia de Pombeiro da Beira, com a participação de cerca de uma centena de pessoas e a presença de, José Casanova e Margarida Botelho, membros da Comissão PolíticaO almoço,...

Festa da Unidade

Mais de mil pessoas passaram, nos dias 4 e 5 de Agosto, pela Festa da Unidade, iniciativa político-cultural que a Comissão de Freguesia de S. Pedro da Cova do PCP costuma realizar todos os anos e por que muitos ansiavam.Este ano, do programa cultural da festa constou uma Noite de Fados, na sexta-feira, enquanto no sábado...

Renovar energias e reforçar a equipa

A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP decidiu anteontem substituir os camaradas Carlos Sousa, no cargo de presidente da Câmara, e Aranha Figueiredo, no cargo de vereador, assumindo uma necessidade de «renovar energias, rejuvenescer e reforçar a equipa, para melhor enfrentar os desafios».

Jerónimo de Sousa na pesca da sardinha

Respondendo ao convite formulado na campanha eleitoral para as Eleições Presidenciais pelos pescadores de Matosinhos, Jerónimo de Sousa acedeu acompanhar, na madrugada de ontem para hoje, quinta-feira, a faina da pesca de cerco da sardinha. Acompanhado por João Pires, do Comité Central, e António Macedo, coordenador do...