Arganil

Um convívio ímpar

Este ano, o almoço-convívio que anualmente a Comissão Concelhia de Arganil do PCP costuma promover, decorreu na povoação de Vilarinho do Alva, na freguesia de Pombeiro da Beira, com a participação de cerca de uma centena de pessoas e a presença de, José Casanova e Margarida Botelho, membros da Comissão Política
O almoço, que cada ano decorre numa freguesia diferente, ainda que juntando camaradas de todo o concelho, constituiu mais uma vez uma oportunidade de reflexão sobre alguns aspectos e preocupações da actualidade.
José Tiago Almeida, da Comissão Concelhia de Arganil, falou do crescente empobrecimento e isolamento das populações e de grande parte das regiões do interior, onde se acentuam as dificuldades das suas principais actividades produtivas. O encerramento de serviços públicos, que contribui para essa situação, foi outra questão abordadas por José Tiago Almeida, que denunciou a nova proposta de Lei das Finanças Locais também como com instrumento «inqualificável» de agudização das desigualdades regionais e locais.
A política autárquica do PSD, que 10 meses passados sobre as últimas eleições ainda não cumpriu qualquer das suas promessas eleitorais, seja no que diz respeito ao património cultural, ambiental e paisagístico ou às acessibilidades, foi motivo igualmente de denúncia daquele dirigente concelhio.
José Casanova, por sua vez, falou da situação política nacional e internacional, destacando o papel do Avante! ao longo dos seus 75 anos de vida, indissociável da história e da luta do PCP e dos trabalhadores.
As gritantes injustiças e desigualdades sociais, a grave situação do desemprego em Portugal, o papel da comunicação social portuguesa, ao serviço de uma política de classe e dos grupos económicos e financeiros, e a tentativa de branqueamento do regime fascista a que se assiste mereceram também a firme condenação do dirigente comunista, que mostrou a sua preocupação ainda relativamente a problemas como o debilitado aparelho produtivo, o baixo perfil produtivo e os elevados índices de dependência do País em áreas estratégicas.
A tónica da sua intervenção foi posta, porém, na iniciativa que ali se realizava e que permitia aos camaradas de todas as freguesias do concelho estar a par de problemas comuns – e não só –, trocar experiências, encontrar soluções para esses problemas.
Uma importância, afinal, que no fim do almoço foi evidenciada com a adesão ao Partido de cinco novos militantes.


Mais artigos de: PCP

Mentiras não escondem realidade

Jerónimo de Sousa acusou, domingo, o Governo de tentar mascarar a realidade do País, através da manipulação dos dados do desemprego e do défice.

Festa da Unidade

Mais de mil pessoas passaram, nos dias 4 e 5 de Agosto, pela Festa da Unidade, iniciativa político-cultural que a Comissão de Freguesia de S. Pedro da Cova do PCP costuma realizar todos os anos e por que muitos ansiavam.Este ano, do programa cultural da festa constou uma Noite de Fados, na sexta-feira, enquanto no sábado...

Renovar energias e reforçar a equipa

A Comissão Concelhia de Setúbal do PCP decidiu anteontem substituir os camaradas Carlos Sousa, no cargo de presidente da Câmara, e Aranha Figueiredo, no cargo de vereador, assumindo uma necessidade de «renovar energias, rejuvenescer e reforçar a equipa, para melhor enfrentar os desafios».

Contra a subserviência

O secretário-geral do PCP manifestou na segunda-feira a oposição do PCP ao envio de militares portugueses para o Líbano. À saída de uma reunião com os ministros da Administração Interna e da Defesa e com o Secretário de Estado dos assuntos europeus, Jerónimo de Sousa reafirmou que as soluções para o Médio Oriente não...

Jerónimo de Sousa na pesca da sardinha

Respondendo ao convite formulado na campanha eleitoral para as Eleições Presidenciais pelos pescadores de Matosinhos, Jerónimo de Sousa acedeu acompanhar, na madrugada de ontem para hoje, quinta-feira, a faina da pesca de cerco da sardinha. Acompanhado por João Pires, do Comité Central, e António Macedo, coordenador do...