Semana de protestos no Paraguai

Camponeses pela Reforma Agrária

Milhares de camponeses iniciaram anteontem um protesto generalizado em sete províncias paraguaias e pretendem mante-lo até obterem uma resposta por parte das instituições.
As acções têm como objectivo reclamar a implementação da Reforma Agrária na zona do grande latifúndio, medida que serviria para ajudar a arrancar da miséria metade da população do país.
O Movimento Camponês do Paraguai exige ainda do presidente Nicanor Duarte uma postura firme quanto à repressão no interior rural, onde os agrários já mataram nos últimos anos mais de uma centena de trabalhadores assalariados insubmissos.
«No Paraguai vive-se um regime semi-feudal, no qual uma oligarquia muito poderosa está presente em todas as esferas de poder», disse Blarmino Balbuena, dirigente do Movimento.
Em causa está ainda a presença de milhares de soldados norte-americanos no interior do país. Os camponeses afirmam que desde que chegaram as tropas dos EUA, a violência não mais cessou nas zonas rurais do Paraguai, facto que atribuem ao apoio dado por estes a grupos paramilitares e milicianos armados, treinados e a soldo dos grandes proprietários da terra. As populações também querem que o executivo de Assunção elimine o regime de excepção concedido aos norte-americanos, nomeadamente em matéria de imunidade perante a justiça.


Mais artigos de: Internacional

EUA e UE preparam contingente

Israel intensificou os ataques no Líbano, excepção feita a segunda-feira quando Condoleezza Rice e Javier Solana se deslocaram a Beirute. Ontem, em Roma, o Grupo Líbano discutiu o envio de tropas para o território.

Líbano e Gaza devastados

È difícil imaginar o cenário de devastação em que se tornou o «país dos cedros». Na capital, não há praticamente nenhum bairro que não tenha sido alvejado, com destaque para os que se situam a Sul de Beirute, tidos como bastiões políticos do Hezbollah. As escolas acolhem centenas de famílias desalojadas em fuga dos...

Crimes de guerra

A par da destruição de infra-estruturas básicas, de residências de civis e da matança deliberada de centenas de pessoas no Líbano e em Gaza, outras evidências indicam que Israel cometeu em três semanas de guerra um rol de crimes contra a humanidade.Imagens captadas pelas insuspeitas Reuters, Agência France Press e...

Venezuela e Bielorrússia assinam cooperação

Os presidentes da Bielorrússia e da Venezuela firmaram, segunda-feira, um acordo de cooperação conjunta. Chávez passou por Portugal num périplo que inclui ainda visitas à Bielorrússia, Rússia, China, Irão, Vietname e RPD da Coreia.

Resistência de Norte a Sul

O primeiro-ministro do governo colaboracionista do Iraque deslocou-se a Londres, anteontem, para se encontrar com o homólogo britânico, Tony Blair, e garantir que o país não se encontra à beira de uma guerra civil.As declarações de Nuri al-Maliki não podiam ser mais contrastantes com o quotidiano que se vive no...