PE apoia negociações na ONU

A conferência de presidentes dos sete grupos políticos do Parlamento Europeu aprovou por unanimidade uma resolução sobre a crise no Médio Oriente que apela às partes que cessem as hostilidades para que seja possível o envio de ajuda humanitária e o estabelecimento da legalidade internacional.
Os líderes políticos do PE, reunidos em sessão extraordinária no dia 20, reclamam a imediata libertação dos soldados israelitas sequestrados e de todos os membros do governo e conselho legislativo palestiniano detidos pelas tropas de Israel.
O documento apoia o envio de uma força de estabilização para a região sob a égide da ONU, com a participação dos países da UE, e pede a todas as instituições comunitárias para que falem a «uma só voz» em prol da resolução do conflito.
Os eurodeputados propõem a abertura de negociações no quadro da ONU, com a participação de todos os países e autoridades da região, exortando a Comissão Europeia a desbloquear todos os recursos possíveis para a ajuda às vítimas na região e aos refugiados no Chipre.
No final da reunião, o presidente do PE, Josep Borrel, declarou que «os deputados manifestaram os seu profundo repúdio pelo sofrimento das vítimas e da população civil, de um lado e de outro, e pela potência de fogo de cada lado, que não é exactamente a mesma, e apontaram os aspectos que devem permitir superar esta situação. Creio que é uma mensagem clara e espero que seja escutada».


Mais artigos de: Breves Europa

Classes baixas envelhecem mais depressa

Um curioso estudo, divulgado dia 20 na Grã-Bretanha, constatou que a pertença a camadas sociais inferiores pode traduzir-se num envelhecimento mais rápido dos indivíduos. A conclusão é de uma unidade do St. Thomas Hospital de Londres que acompanhou 1552 mulheres britânicas gémeas (falsas e verdadeiras), com idades entre...

Banqueiro da Parmalat assassinado

O conhecido banqueiro de Milão, Gianmario Roveraro, de 70 anos, foi encontrado morto, na sexta-feira, 21, sobre um viaduto de auto-estrada na região de Parma, no norte da Itália. Desaparecido desde o dia 5, Roveraro terá sido sequestrado à saída de uma reunião da organização católica Opus Dei, de que era um destacado...

Polónia abre caça às bruxas

O parlamento polaco aprovou, na sexta-feira, 21, uma lei que obriga todas as personalidades públicas, altos funcionários e magistrados, bem como pessoal docente e jornalistas a divulgar eventuais ligações com os serviços secretos durante o anterior regime socialista.Em consequência da nova lei, os cidadãos visados...