Em defesa da floresta

Agostinho Lopes, deputado e membro da Comissão Política do PCP, deslocou-se, no dia 7 de Maio, a Arganil, participando numa Conferência sobre a Floresta, promovida pelo PCP e realizada na Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Coja.
«Em defesa da nossa floresta. Fogos não! Desenvolvimento económico sim», foi o nome da iniciativa, cuja oportunidade foi valorizada pelos seus inúmeros participantes, que ouviram com o maior interesse as diversas comunicações, de técnicos e público.
«A divisão da propriedade com as características de minifúndio e o fim da agricultura de subsistência têm criado condições para o abandono da floresta e causado grandes prejuízos à economia nacional», foi uma das conclusões da Conferência, que aponta o associativismo como o caminho para ultrapassar as constantes perdas económicas.
Ao longo dos trabalhos, foram ainda apresentadas propostas de actividades complementares com possível criação de postos de trabalho ligados à floresta, como turismo de natureza, criação de reservas de caça, produção de mel, pastorícia, produção de frutos secos, plantas aromáticas ou produção de energia a partir dos resíduos florestais.
Agostinho Lopes falou sobre a actividade desenvolvida pelo PCP na Assembleia da República relativa às questões da floresta e, após comentar as virtudes e carências da legislação em vigor, defendeu, a par da legislação de protecção, a existência de «mecanismos de compensação que motivem os proprietários de florestas autóctones a zelar pela sua preservação».
De manhã, este deputado informara-se dos problemas do Concelho e da região junto da Associação de Produtores Florestais do Concelho de Arganil, com quem reuniu. Entre outras questões, procurou conhecer as dificuldades na implementação de medidas no terreno e a participação dos demais agentes locais, nomeadamente Município, Freguesias, Compartes ou Produtores Florestais.


Mais artigos de: PCP

Saúde é um direito

O encerramento de serviços públicos de saúde é um dos problemas que mais afectam as populações e preocupam as organizações do PCP, que não se cansam de lutar para impedir a sua concretização e assegurar o direito à Saúde.

PCP mais forte em Beja

Uma centena de militantes participou no passado domingo, dia 14, na 2ª Assembleia de Organização do PCP da Cidade de Beja. Armindo Miranda, membro da Comissão Política, acompanhou os trabalhos, que culminaram com a aprovação por unanimidade do Projecto de Resolução Política e eleição dos camaradas que passarão a...

Cumprir Abril

«As causas e as consequências das transformações económicas da Revolução de Abril…e o estado da economia no Portugal de hoje» foi o tema do colóquio promovido pelas Comissões Concelhias do PCP da Maia e de Valongo, no dia 5 de Maio, na Quinta da Caverneira, Águas Santas. A primeira de uma série de iniciativas conjuntas que estas organizações pensam realizar, conforme informou Pedro Ferreira, membro da Concelhia da Maia.

Em defesa do Hospital de S. Miguel

A Comissão Concelhia de Oliveira de Azeméis do PCP vai promover, para o próximo dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, uma vigília em defesa da Maternidade e do Hospital de S. Miguel.

Morreu o mestre Júlio Diniz

Faleceu, na madrugada do passado sábado, o mestre fotógrafo Júlio Diniz. Júlio Diniz nasceu em Almada em 1925. A morte do pai e a necessidade de auxiliar a mãe na educação dos irmãos mais novos levou-o ao laboratório fotográfico Abel Resende, onde laborou como «moço de recados».