Assembleia Concelhia de Alcochete

Concretizar o futuro

Realizou-se no sábado a oitava Assembleia da Organização Concelhia de Alcochete do PCP, sob o lema «Dinamizar o presente para concretizar o futuro». A assembleia contou com a participação de 80 delegados, eleitos em reuniões electivas numa proporcionalidade de um delegado por três militantes.
Aprovada por unanimidade, a resolução política realça de forma autocrítica os inêxitos na concretização de alguns objectivos orgânicos e de direcção que haviam sido definidos e não foram cumpridos. Simultaneamente, o documento expressa que a evolução verificada na reestruturação e na unidade do Partido permitiu intervir melhor politicamente sobre os problemas das populações. Este trabalho, afirmam os comunistas de Alcochete, culminou na vitória nas eleições autárquicas de Outubro de 2005. Nas anteriores eleições, a CDU tinha perdido a maioria na Câmara Municipal.
A assembleia definiu ainda 23 objectivos que nortearão a actividade do Partido nos próximos anos, tendo em conta as necessidades e realidades concretas do concelho, mas também de acordo com os objectivos e tarefas que se colocam a todas as organizações e militantes do Partido.
Entre as orientações aprovadas, destaca-se a necessidade de consolidar a estruturação da célula dos trabalhadores da autarquia. Foi também decidida a concretização do objectivo de criação de um organismo para as empresas privadas, que organize todos os militantes que trabalhem em qualquer unidade. Esta situação deverá evoluir, aprovou a assembleia, para a constituição de células autónomas na Crown Cork and Seal (ex-Ormis) e no Freeport.
Da Comissão Concelhia, que foi eleita com três abstenções, constam 33 elementos, dos quais 30 por cento são mulheres. A média etária da nova direcção é de 47,7 anos, menos 1,1 do que no organismo anteriormente eleito. O encerramento dos trabalhos da assembleia esteve a cargo de Armindo Miranda, da Comissão Política do CC e responsável pela Organização Regional de Setúbal.


Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte é possível e necessário

Um PCP mais forte é não só possível como necessário, afirmou a 7.ª Assembleia da Organização Regional de Braga do PCP, realizada no domingo em Fafe. No País com mais desigualdades da União Europeia, as chagas do capitalismo mostram-se particularmente agudas no distrito de Braga.

Intervir e mobilizar

Realizou-se no passado sábado, 6 de Maio, a 7ª Assembleia da Organização Concelhia de Ovar do PCP, com a participação de João Frazão, membro da Comissão Política do PCP e responsável pela Organização Regional de Aveiro.

PCP mais forte para lutar

A Assembleia da Organização Concelhia de Pinhel do PCP reuniu pela primeira vez no sábado passado, elegendo uma nova Comissão Concelhia e definindo, na Resolução Política aprovada, as linhas de orientação para o trabalho futuro.A Resolução Política começa por caracterizar a situação económica e social do concelho,...

Envolver mais camaradas

A célula da Festa do Avante realizou, no sábado passado, a sua XIII Assembleia de Organização, para discutir o Balanço da Actividade desenvolvida desde 2005, discutir e aprovar o Plano de Actividades para 2006/2007 e eleger um novo Secretariado de Célula.Fortalecer a organização da célula e envolver mais os camaradas na...

Segurança Social pública tem futuro

O Governo pretende descredibilizar o sistema público de Segurança Social para mais facilmente o entregar aos privados, acusou, na segunda-feira, Fernanda Mateus, da Comissão Política.

«O operário construído»

A Junta de Freguesia de Silves promoveu, no passado dia 30 de Abril, uma sessão de homenagem a José Vitoriano, dirigente comunista recentemente falecido. Com o auditório do Instituto Piaget completamente cheio, a sessão contou com a intervenção da dirigente regional do PCP Margarida Tengarrinha e de Maria João Duarte,...

Ao serviço de quem?

O Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL) continua a ser norteado por métodos e práticas que favorecem a especulação imobiliária e os interesses instalados e acentua o desequilíbrio entre interior e litoral, «não sendo passível de sofrer remendos». A denúncia é feita pela Direcção da Organização...

«Este é o teu Partido!»

Em conferência de imprensa realizada no dia 4 de Maio, o Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP anunciou o lançamento de uma acção regional de esclarecimento sob o lema «Este é o teu Partido». Esta campanha consta de um conjunto de iniciativas destinadas aos trabalhadores e desenvolve-se durante...

Reforçar a cooperação internacional

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e Ângelo Alves, da Comissão Política e da Secção Internacional, realizam durante esta semana uma ronda de visitas à Espanha e à Suécia.