Assembleia de Pinhel

PCP mais forte para lutar

A Assembleia da Organização Concelhia de Pinhel do PCP reuniu pela primeira vez no sábado passado, elegendo uma nova Comissão Concelhia e definindo, na Resolução Política aprovada, as linhas de orientação para o trabalho futuro.
A Resolução Política começa por caracterizar a situação económica e social do concelho, destacando como factor mais negativo o encerramento da empresa Rohde, que lançou no desemprego centenas de trabalhadores sem outras alternativas de emprego. Ainda no concelho, a agricultura sofre acentuada crise e o comércio tradicional, na sua maioria de iniciativa familiar, vive grandes dificuldades.
A falta de empregos e a crise na agricultura, resultantes das políticas dos Governos PS e PSD/PP, têm levado a que o interior do concelho esteja cada vez mais desertificado. Só entre 1991 e 2001, a população diminuiu 14%, não se verificando qualquer investimento público que dinamize a economia e fixe a população.
Entretanto, a gestão do município ao longo dos anos – «cinzenta e sem rasgo» –«acompanha a lógica dos partidos que têm governado o País», como mostra o acordo feito há anos com a Rohde, que não acautelou os interesses de Pinhel, acusa a Resolução Política, que denuncia, ainda, a falta de democracia do PSD na Assembleia Municipal, ao excluir os representantes dos partidos minoritários (PCP e PP) da composição das comissões constituídas no âmbito deste órgão autárquico.
Os comunistas propõem-se assim desenvolver acções e propostas junto da Câmara e da Assembleia Municipal «para que o concelho de Pinhel tome medidas para conseguir mais postos de trabalho» e para que «a vida do município seja pautada por uma conduta democrática onde todos possam exprimir o seu pensamento».
Por fim, a Assembleia discutiu a organização do Partido no concelho, apontando medidas para o seu reforço. Para já, em sua opinião, a nova Comissão Concelhia tem melhores condições para lutar e denunciar os atropelos aos direitos dos trabalhadores, agricultores e demais camadas da população.


Mais artigos de: PCP

Um Partido mais forte é possível e necessário

Um PCP mais forte é não só possível como necessário, afirmou a 7.ª Assembleia da Organização Regional de Braga do PCP, realizada no domingo em Fafe. No País com mais desigualdades da União Europeia, as chagas do capitalismo mostram-se particularmente agudas no distrito de Braga.

Intervir e mobilizar

Realizou-se no passado sábado, 6 de Maio, a 7ª Assembleia da Organização Concelhia de Ovar do PCP, com a participação de João Frazão, membro da Comissão Política do PCP e responsável pela Organização Regional de Aveiro.

Concretizar o futuro

Realizou-se no sábado a oitava Assembleia da Organização Concelhia de Alcochete do PCP, sob o lema «Dinamizar o presente para concretizar o futuro». A assembleia contou com a participação de 80 delegados, eleitos em reuniões electivas numa proporcionalidade de um delegado por três militantes. Aprovada por unanimidade, a...

Envolver mais camaradas

A célula da Festa do Avante realizou, no sábado passado, a sua XIII Assembleia de Organização, para discutir o Balanço da Actividade desenvolvida desde 2005, discutir e aprovar o Plano de Actividades para 2006/2007 e eleger um novo Secretariado de Célula.Fortalecer a organização da célula e envolver mais os camaradas na...

Segurança Social pública tem futuro

O Governo pretende descredibilizar o sistema público de Segurança Social para mais facilmente o entregar aos privados, acusou, na segunda-feira, Fernanda Mateus, da Comissão Política.

«O operário construído»

A Junta de Freguesia de Silves promoveu, no passado dia 30 de Abril, uma sessão de homenagem a José Vitoriano, dirigente comunista recentemente falecido. Com o auditório do Instituto Piaget completamente cheio, a sessão contou com a intervenção da dirigente regional do PCP Margarida Tengarrinha e de Maria João Duarte,...

Ao serviço de quem?

O Plano Regional de Ordenamento do Território do Algarve (PROTAL) continua a ser norteado por métodos e práticas que favorecem a especulação imobiliária e os interesses instalados e acentua o desequilíbrio entre interior e litoral, «não sendo passível de sofrer remendos». A denúncia é feita pela Direcção da Organização...

«Este é o teu Partido!»

Em conferência de imprensa realizada no dia 4 de Maio, o Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal do PCP anunciou o lançamento de uma acção regional de esclarecimento sob o lema «Este é o teu Partido». Esta campanha consta de um conjunto de iniciativas destinadas aos trabalhadores e desenvolve-se durante...

Reforçar a cooperação internacional

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, e Ângelo Alves, da Comissão Política e da Secção Internacional, realizam durante esta semana uma ronda de visitas à Espanha e à Suécia.