Biblioteca-Museu República e Resistência

Lutar pela cultura e cidadania

A Associação de Amigos da Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa, está a promover um abaixo-assinado em defesa daquele espaço, que a autarquia PSD/CDS-PP quer limitar.
«Os amigos da Biblioteca-Museu vêem com a maior preocupação o desinteresse que a Câmara Municipal de Lisboa tem demonstrado e a intenção revelada em decisões, tais como fechar o museu ao sábado, dia em que a frequência aumenta e a disponibilidade dos interessados para actividades culturais é, evidentemente, maior», lê-se no documento.
A Biblioteca-Museu República e Resistência (BMRS), a funcionar há 13 anos, é um dos raros espaços que tem contribuído para a divulgação de iniciativas de carácter cultural e cívico, tais como conferências, cinema, música, teatro, história, ciência, exposições e debates. A biblioteca é ainda uma instituição que tem tido um papel pedagógico, como o incentivo à leitura, e à generalização do acesso à Internet, pelo que diariamente é utilizada por jovens estudantes e investigadores. Todos os serviços e actividades são gratuitos.
«A biblioteca depende da Câmara Municipal de Lisboa, que não se tem mostrado muito interessada no seu funcionamento, nomeadamente na atribuição de verbas que, pelo menos, assegurassem os serviços mínimos. No entanto, o dinamismo que a direcção da BMRS tem revelado na organização permanente de actividades demonstra bem a vontade de manter esse espaço e lutar pela cultura e cidadania, mesmo com o sacrifício dos funcionários», continua o texto do abaixo-assinado.


Mais artigos de: Nacional

«A saúde é um direito»

Centenas de pessoas manifestaram-se, na passada semana, em frente do Ministério da Saúde, em Lisboa, para exigir «o fim do encerramento dos hospitais públicos, urgências e extensões dos centros de saúde».

Falta de condições de circulação

A Câmara de Constância exige que a instalação dos Centros Integrados de Recuperação, Valorização e Integração de Resíduos Perigosos (CIRVER) no concelho da Chamusca fiquem dependente da construção de uma nova ponte sobre o Tejo.

«Indispensável ao desenvolvimento da região»

A comissão de utentes da Linha do Sado apela a uma luta conjunta dos utentes, autarquias, estudantes do Politécnico de Setúbal e trabalhadores ferroviários para exigirem o comboio eléctrico entre Barreiro e Praias-do-Sado.

Integração de Portugal na CEE/UE

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro, participaram numa jornada de balanço aos 20 anos de integração de Portugal na CEE/UE, que teve lugar na Madeira, nos dias 7 e 8 de Abril.

Festival «Caminhos do Cinema Português»

Começa hoje, quinta-feira, e termina no dia 1 de Maio, no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, a XIII Edição do Festival «Caminhos do Cinema Português». Este ano, o destaque internacional recai sobre uma selecção filmográfica de origem francófona, cinematografia incontornável do mundo do cinema actual, pela sua...

Defender Cuba é comemorar Abril

Fez agora trinta anos que ocorreu um atentado bombista contra a Embaixada de Cuba em Lisboa, provocando a morte a dois diplomatas cubanos. Para assinalar a data o núcleo de Setúbal da Associação de Amizade Portugal-Cuba organizou um almoço, o qual, dada a proximidade da data, foi também comemorativo do 25 de Abril.

Direcção da FDIM<br>reúne em Portugal

A Direcção da Federação Democrática Internacional de Mulheres, a que pertence o Movimento Democrático de Mulheres, reúne em Alcochete, de 23 a 25 de Abril, para a preparação do próximo Congresso da FDIM a realizar em 2007. No dia 22, as dirigentes da federação visitam os núcleos do MDM de Sines e Montemor-o-Novo. No...