Eurodeputados no Algarve

Num diversificado programa de trabalho, estiveram, nos passados dias 24 e 25 de Março, no Algarve os deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e Pedro Guerreiro.
O contacto com a realidade local, os problemas estruturais da região, dos trabalhadores e das populações do Algarve, saldou-se num importante conjunto de iniciativas em que se destaca o encontro de Ilda Figueiredo com 70 dirigentes e delegados sindicais em Faro, onde foram abordadas as consequências para os trabalhadores da chamada «Directiva Bolkestein».
A deputada do PCP esteve ainda em Olhão com representantes das associações ligadas à pesca e ambientalistas na Ria Formosa, e em Odeleite com a população que exige a construção de uma rotunda no IC27, na Barragem da Foupana. Participou ainda, em Faro, num debate sobre «Os 20 anos de adesão de Portugal à CEE/UE» e, no dia 25, contactou com os pescadores no porto de pesca de Portimão, onde ouviu as enormes carências de que padece aquela infra-estrutura.
Por seu lado, Pedro Guerreiro, participou, no dia 25, num debate em Alcoutim, sob o tema «Ponte Internacional de Alcoutm/San Lúcar: Desenvolvimento do Baixo Guadiana».
No dia anterior, o deputado do PCP contactou com a população no mercado de Aljezur e, de seguida, encontrou-se com elementos da Câmara Municipal da qual ouviu os constrangimentos que afectam o desenvolvimento do concelho, bem como um conjunto de estruturas associativas do concelho que expuseram as suas necessidades, das quais se destaca a necessidade de medidas relacionadas com a agricultura e as pescas.
Em Albufeira, Pedro Guerreiro verificou os enormes atentados ambientais existentes e projectados e participou, à noite, num debate sobre os 20 anos de adesão à CEE/UE.


Mais artigos de: Nacional

«Manifestação de desagrado»

A CDU, que está a preparar protestos contra o anunciado fecho da maternidade do Hospital de Santo Tirso, assegurou sexta-feira que, «no mínimo», a decisão do Ministério da Saúde vai ser alvo de uma «grande manifestação de desagrado».

Pela reabilitação do Teatro Salvador Marques

Contrariando a intenção da Câmara de Vila Franca de Xira, os alhandrenses não querem a demolição do Teatro Salvador Marques. Tem sido inúmeras, mas inúteis, os apelos a favor da reabilitação daquele espaço. Entretanto, segunda-feira, 10 de Abril, quando o teatro faz o seu 101.º aniversário, a Comissão para a Reabilitação do Teatro Salvador Marques vai organizar um recital, na Corpifa, para sensibilizar a população contra este atentado arquitectónico.

Provedor de Justiça dá razão à CDU

Em finais de 2004, a CDU criticou o Regulamento que a Câmara, através da GaiaSocial, estava a impor aos moradores das urbanizações camarárias, porque continha ilegalidades, entre outras coisas inaceitáveis, como a proibição de se realizarem reuniões de carácter político ou religioso nas habitações ou a obrigação de os...