JCP

Aumentar a organização na Madeira

«Mais Organização, Melhor Intervenção» foi o lema do 5.º Encontro Regional da Madeira da JCP, que se realizou no passado dia 18. Para a Organização da Região Autónoma da Madeira, «esta foi uma iniciativa de enorme importância» e «serviu para aprofundar a discussão em torno dos vários problemas gerais que a juventude atravessa actualmente e aumentar o conhecimento da realidade regional».
Inserido na preparação do 8.º Congresso da JCP, o encontro regional analisou as consequências da entrada em vigor do Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, que coloca a indisciplina no centro da vida escolar, «em nada contribuindo para o combate ao insucesso e abandono escolar».
A falta de qualidade das infra-estruturas da Universidade da Madeira foi também debatida no encontro, nomeadamente a residência – insuficiente para as necessidades dos estudantes – e a inexistência de um complexo desportivo.
Quanto aos jovens trabalhadores da região, as grandes preocupações prendem-se com o trabalho precário e a falta de vínculo laboral, «associados às pressões do patronato no sentido de limitar a sindicalização».
O encontro apontou como prioridade uma maior capacidade de organização da JCP, aumentando os colectivos de escola e de empresa, intensificando os recrutamentos e a recolha financeira e reforçando os colectivos já existentes, com vista a uma maior e melhor intervenção junto dos jovens madeirenses.
Os participantes do 5.º Encontro elegeram uma Comissão Regional com dez membros ligados aos principais sectores de intervenção.


Mais artigos de: Juventude

Processo de Bolonha é negativo

As universidades entregaram as propostas de adaptação ao Processo de Bolonha até sexta-feira, mas a JCP sublinha que «o Processo de Bolonha não é irreversível, como querem fazer parecer».

Órfãos de sida aumentam

Os filhos de africanos que morreram com sida está a aumentar nos países de Língua Portuguesa. A Unicef alerta para a situação e apela à ajuda exterior.

Futsal no Algarve, Castelo Branco e Guarda

A final regional do Algarve do Torneio Nacional de Futsal realizou-se no domingo em Faro, com a participação das quatro equipas vencedoras das várias eliminatórias concelhias. A prova foi ganha pela equipa de Vila Real de Santo António, na final disputada com a equipa de Loulé. Os vários torneios de Futsal do Algarve têm...

Porquê fechar a D. João de Castro?

O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» pediu a vinda da ministra da Educação à Assembleia da República para explicar as razões que levaram ao encerramento da Escola Secundária D. João de Castro, em Alcântara, Lisboa.Como refere em nota de imprensa o Grupo Parlamentar, «esta decisão tomada pelo Ministério...