Pela saída das tropas portuguesas do Iraque

Três anos depois da ocupação do Iraque pelos Estados Unidos, a Comissão Política da JCP exige o fim imediato da ocupação e a retirada das forças portuguesas, o que considera ser uma «demonstração de uma vergonhosa submissão do Governo português aos ditames do imperialismo».
Em nota de imprensa, a organização lembra que «passados três anos, continuam as agressões diárias, as torturas, os crimes, os assassínios contra civis», assinalando que «o povo iraquiano resiste heroicamente todos os dias contra o imperialismo».
«Esta foi uma intervenção criminosa e hipócrita, que usou a ameaça do “terrorismo” e a “existência” de armas de destruição maciça que ficou provado não existirem, como pretextos para uma agressão que tem como objectivos a expansão do imperialismo americano e usou a pilhagem dos recursos naturais da região e a obtenção de enormes lucros da indústria de armamento e das empresas que “reconstroem” o que a guerra destruiu», denuncia a JCP.
Os jovens comunistas fazem ainda referência a «toda uma estratégia de reconfiguração política do chamado Grande Médio Oriente, a que não são alheias as crescentes pressões e posições intervencionistas na Síria e no Irão. A mesma campanha de mentiras que procurou justificar a invasão e ocupação do Iraque é hoje utilizada para legitimar a presença das forças ocupantes e os crimes que diariamente são cometidos.»


Mais artigos de: Juventude

Básico e secundário em protesto

Os estudantes do ensino básico e secundário voltaram a protestar na sexta-feira contra os exames nacionais e os custos elevados do ensino e reivindicando melhores condições nas escolas.

Precariedade e trabalho sazonal afectam algarvios

O 7.º Encontro Regional do Algarve da JCP realizou-se no domingo, na Escola Secundária de Olhão, com a participação de cerca de 40 jovens. Na iniciativa foi eleita a nova Comissão Regional do Algarve e aprovadas resoluções sobre a situação política e social no Algarve e sobre organização e intervenção.O trabalho sazonal...

«Laterna Vermelha» vencem final de Coruche

Cerca de 35 jovens participaram a eliminatória concelhia de Coruche do Torneio AGIT de Futsal, no Couço, no passado dia 18. Depois do jogo, realizou-se um almoço de convívio.Os «Lanterna Vermelha» ganharam o torneio masculino. Depois da vitória, houve ainda tempo para um jogo amigável com a equipa feminina, as «Sun Light...

Contra a precariedade e pelos direitos

Milhares de jovens trabalhadores participaram na manifestação convocada pela Interjovem, anteontem à tarde, em Lisboa. Exigiram melhores salários, respeito pelos direitos laborais, formação profissional e uma segurança social universal.