Respeitem a contratação colectiva!
Cerca de um milhar de dirigentes e delegados sindicais, dos sectores da indústria, concentraram-se anteontem à tarde frente à sede da CIP, para exigir da confederação patronal que as associações suas filiadas respeitem a lei e abandonem as suas posições de boicote da negociação colectiva. Segundo a moção aprovada e entregue à CIP, de cerca de um milhão trabalhadores abrangidos por contratos cuja revisão estão bloqueada, 70 por cento são de sectores representados pela CIP. Os representantes dos trabalhadores deslocaram-se ainda ao Ministério do Trabalho, para reclamar a alteração do Código do Trabalho e eliminar a perspectiva de caducidade dos contratos, que aumenta os casos de bloqueamento da contratação colectiva. Outras acções estão em preparação (ver págs. 12 e 13).
Anteontem, em Lisboa, tiveram lugar demonstrativas acções de luta. Para 1 de Abril, a CGTP-IN prepara concentrações nos vários distritos, culminando uma jornada da juventude trabalhadora, que começa a 28 de Março.
Dezenas de carteiros contratados a prazo exigiram a passagem à efectividade, frente ao DRH dos CTT, após três dias de greve. Não havendo solução, voltarão a parar este mês.
Numa primeira tomada de posição sobre o pedido de registo da OPA entregue pela Sonaecom, na CMVM, no dia 27 de Fevereiro, a CT da PT considera que estamos perante uma operação «de cariz unicamente financeiro, cujos encargos da gigantesca dívida à banca espanhola serão suportados com o esquartejamento da PT». Enquanto o...
Perante o acentuar do ambiente repressivo sobre os trabalhadores, após a greve geral de Dezembro de 2002, o Sindicato da Indústria de Cerâmica, Cimento, Construção, Madeiras, Mármores e Similares da Região Centro agendou, para o próximo sábado, um jantar de solidariedade com os trabalhadores vítimas de processos...