Ensino da arte em debate em Lisboa

A importância da educação das artes será debatida em Lisboa, entre 6 e 9 de Março, numa conferência organizada pela Unesco, a agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
A iniciativa reunirá peritos de todo o mundo no ensino das práticas artísticas nas escolas e irá analisar a sua importância no desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, sobretudo dos estudantes de áreas social e economicamente desfavorecidas. Em debate estará também o impacto sócio-cultural e económico da educação artística, a formação dos professores e a divulgação de políticas e estratégias de promoção deste tipo de ensino.
«A educação artística desempenha um papel benéfico para os alunos, estimulando não só as suas capacidades intelectuais e pessoais, como o seu desenvolvimento social», afirma a Unesco, que considera que o ensino das artes plásticas, da dança, da música, do teatro ou da poesia é particularmente importante «para os alunos que têm dificuldades em aprender e em se concentrar e que adoptam um comportamento de insucesso».
Criatividade, imaginação, expressão oral, memorização e interesse pessoal pelo outro são algumas das aptidões e competências que a Unesco considera serem particularmente desenvolvidas através do ensino artístico.
Na conferência será estabelecido um quadro de referência teórico e prático, no qual estão formulados, indexados e reiterados os fundamentos pedagógicos da educação artística.


Mais artigos de: Juventude

Cavaco ameaçará direitos

«Apesar da vitória de Cavaco Silva constituir uma séria ameaça aos valores e conquistas de Abril, é também com confiança e optimismo que saímos destas eleições», afirma a Comissão Política da JCP, em análise às eleições presidenciais.

Troca prejudica estudantes

A Escola D. João de Castro, situada num dos locais mais bonitos de Lisboa, tem boas condições pedagógicas. O Ministério da Educação pretende transferi-la para outra instituição com poucas condições. Estudantes, professores e pais estão contra.

Infineon quer 12 horas de trabalho por dia

A JCP realizou na segunda-feira uma acção de contacto e esclarecimento junto dos trabalhadores da Infineon, com a participação de Jorge Machado e Miguel Tiago Rosado, deputados do PCP na Assembleia da República. O objectivo era alertar para o anunciado alargamento do horário de trabalho de 8 para 12 horas por dia nesta...

Contra o Estatuto dos Alunos da Madeira

A Organização Regional da Madeira da JCP organizou uma jornada de esclarecimento dos estudantes do ensino secundário sobre os perigos do «Estatuto do Aluno dos Ensinos Básico e Secundário, proposto pelo Governo Regional. A iniciativa, que se realizou na quinta-feira, consistiu na distribuição de documentos e na conversa...

Faro debate América latina

«A ofensiva do imperialismo, resistências e lutas na América Latina» foi o tema de um debate organizado pela JCP que se realizou no salão da COOBITAL, em Faro, no dia 27. A iniciativa contou com a participação de Miguel Madeira, dirigente da JCP e presidente da Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), e Luís...

Torneio Agit em Loulé

A segunda eliminatória do Torneio Agit de Loulé decorreu no pavilhão desportivo da Escola António de Sousa Agostinho, em Almancil, no passado dia 28. O torneio contou com a participação de cinco equipas. A vencedora irá à fase final regional, que tem lugar a dia 2 de Maio, em Faro. Participaram equipas de Loulé,...