Defender o concelho de Évora

A Câmara Municipal de Évora debateu o Plano e Orçamento para 2006. Destes, as Grandes Opções e o Orçamento, que materializam as orientações, programas, obras e acções para o próximo ano, foram aprovados, no dia 14 de Dezembro, por unanimidade. Quanto ao Plano Plurianual de Investimentos (PPI), que contém as obras e acções a desenvolver no médio prazo, de 2006 a 2009, a sua aprovação teve lugar com a abstenção dos três eleitos da CDU.
«A aprovação por unanimidade das Grandes Opções e do Orçamento traduz a convergência que se verificou mediante o debate e a aprovação de numerosas propostas de correcção apresentadas pelos vereadores da CDU e do PSD, ao documento apresentado pelo presidente da Câmara. Das 30 propostas apresentadas pela CDU, 25 foram aprovadas, introduzindo novas perspectivas em projectos importantes para o concelho e concretizando parte substancial das reivindicações transmitidas por algumas juntas de freguesia, e em particular pela maior freguesia do concelho, a Malagueira», destaca a CDU.
Em contrapartida, os vereadores da CDU consideraram que as opções de médio prazo contidas no PPI «não traduzia as preocupações quer do vigor necessário ao saneamento financeiro do município, quer da oportunidade e conveniência de alguns grandes investimentos que pela sua dimensão poderão condicionar o futuro». Neste quadro, continuam, «a abstenção manifestada traduz por um lado esse desacordo, mas também a convicção que a via do diálogo iniciada poderá trazer nos próximos anos do mandato a necessária correlação destas perspectivas».
Com estas votações, «a CDU marca claramente a orientação assumida desde o início do presente mandato camarário, há dois meses, de apoiar tudo o que possa contribuir para a defesa dos interesses do concelho de Évora e dos seus habitantes, sem deixar de marcar claramente a sua recusa face ao que não cumpre essa exigência, procurando por essa via dar corpo a uma nova Câmara, cujo o funcionamento decorra de forma democrática e sem crispações, e na qual todos os eleitos e forças políticas presentes poderão dar um contributo pleno para a gestão dos negócios municipais».


Mais artigos de: Nacional

Nota negativa à actuação do Governo

«Os Verdes» dão nota negativa a actuação do Governo em matéria de políticas ambientais, num ano «gravoso» marcado pela seca, fogos florestais e pela poluição provocada por um navio que encalhou nos Açores.

Unidos contra injustiças

Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal do Porto vai reunir-se segunda-feira para debater o pagamento aos trabalhadores da autarquia do chamado «prémio nocturno», suspenso por decisão de Rui Rio.

Trabalhadores impedidos de receber<br> subsídio de desemprego

O conselheiro das comunidades portuguesas na Suíça alertou, recentemente, que dezenas de portugueses que trabalham sazonalmente naquele país estão a ser impedidos de receber o subsídio de desemprego a que têm direito quando regressam a Portugal.Manuel Beja, sindicalista na Suíça, explicou à Lusa que as queixas que tem...

Escola inaugurada

A Câmara Municipal de Palmela inaugurou no dia 17 de Dezembro a nova Escola do 1.º ciclo e Jardim de Infância de Aires, perante uma plateia de centenas de pessoas, que fizeram questão de participar na cerimónia.Na ocasião, a presidente da autarquia comunista, Ana Teresa Vicente, revelou «o contentamento e a emoção, não...

Utentes contestam aumentos

«Ao contrário de anos anteriores, em que os aumentos chegavam em Fevereiro ou Março, agora (e apesar de o preço do petróleo ter baixado), os aumentos entram em vigor no primeiro dia do ano» - protesta a Comissão de Utentes dos Transportes da Margem Sul, sediada em Corroios.Em nota à comunicação social, a comissão reclama...