PEV recolhe duas centenas de apoios

Uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» entregou, na passada segunda-feira, uma lista de apoio à candidatura presidencial de Jerónimo de Sousa, composta por duas centenas de pessoas com reconhecido e quotidiano trabalho na área ambiental. Para a dirigente do PEV Heloísa Apolónia, estes apoios ao candidato comunista surgem tendo em conta a história, a coerência e as propostas de cada candidato.
Destacando que o Presidente da República não governa, a deputada ecologista lembrou que este tem mecanismos ao seu dispor que pode accionar para inverter algumas situações.
Para Heloísa Apolónia, é necessária uma visão «abrangente e avançada» do desenvolvimento e da sua sustentabilidade. A deputada ecologista considera que este desenvolvimento tem uma componente económica e social, mas tem uma outra, ambiental.
Denunciando que a política dos sucessivos governos trata o ambiente como um «parente pobre» e apenas intervêm em domínios que possam constituir oportunidades de negócio para os privados, Heloísa Apolónia destacou o combate à privatização da água como uma das maiores ameaças ao ambiente. E considerou ser este um dos mais sólidos pontos de apoio entre o candidato comunista e os duzentos ecologistas que o apoiam.
A reestruturação do Instituto de Conservação da Natureza (ICN), com a introdução das parcerias público-privadas, a co-incineração de resíduos industriais perigosos em cimenteiras e a generalização dos organismos geneticamente modificados na agricultura são outros dos «fretes» às grandes empresas que os ecologistas querem travar.


Mais artigos de: Em Foco

Prioridade à produção, ao emprego e aos salários

O candidato presidencial comunista Jerónimo de Sousa passou todo o dia 22 em localidades da cintura operária de Lisboa, contactando com trabalhadores e população. O dia, dedicado às questões do emprego, começou cedo, antes das oito da manhã, à porta das OGMA. Antes de terminar, com um jantar em Vialonga, Jerónimo de Sousa contactou com operários à porta da OPEL da Azambuja e andou pelas ruas de Vila Franca de Xira. Em Alhandra, encontrou-se com membros de órgãos representativos dos trabalhadores e fez uma declaração sobre o tema, que transcrevemos na íntegra.

Política de direita degrada Saúde

Num encontro com profissionais da Saúde, realizado na Escola de Enfermagem Calouste Gulbenkian, Jerónimo de Sousa afirmou contar com estes para cumprir o preceito constitucional de uma Saúde para todos.

Integrar é preciso

Num almoço na Comissão de Moradores da Cova da Moura, na Amadora, no passado dia 21, o candidato comunista afirmou que a sua candidatura não vê os imigrantes como invasores.

ID apoia Jerónimo de Sousa

«A Associação Intervenção Democrática entende que na primeira volta o voto patriótico do eleitorado democrático tem de impedir a eleição de Cavaco Silva e considera que o candidato que melhor defende os valores da democracia e os ideais de Abril plasmados na Constituição da República é Jerónimo de Sousa», afirmou o...

Apostar na ferrovia

De visita ao distrito de Viseu, Jerónimo de Sousa encontrou-se com associações locais que defendem a reactivação da linha férrea, progressivamente desmantelada.

Devolver as polícias aos cidadãos

Num encontro com a Comissão Coordenadora Permanente dos sindicatos e associações dos profissionais das forças de segurança, Jerónimo de Sousa manifestou preocupação com a degradação das condições de trabalho destes profissionais.