ID apoia Jerónimo de Sousa

«A Associação Intervenção Democrática entende que na primeira volta o voto patriótico do eleitorado democrático tem de impedir a eleição de Cavaco Silva e considera que o candidato que melhor defende os valores da democracia e os ideais de Abril plasmados na Constituição da República é Jerónimo de Sousa», afirmou o Conselho Geral da ID na sua resolução de 10 de Dezembro. No passado dia 21, o candidato comunista recebeu uma delegação desta associação, aliada eleitoral do PCP no âmbito da CDU.
Para a ID, uma vez derrotados os objectivos de Cavaco Silva na primeira volta «há que confirmar essa derrota na segunda volta, votando sem hesitação no candidato que vier a confrontar-se com o da direita». O conselho geral da associação considera que a participação do maior número de eleitores no escrutínio eleitoral de 22 de Janeiro contribui para impedir a eleição imediata de Cavaco Silva.
A Intervenção Democrática destaca como fundamental o esclarecimento do eleitorado para a necessidade de «não faltar à votação, tanto mais que é possível que a grande maioria do povo trabalhador olhe com desconfiança todas as intervenções de José Sócrates a favor do seu candidato, Mário Soares». Assim, para a ID, a existência de «quatro candidatos da área democrática não é prejudicial», pois poderá levar às urnas muitos dos eleitores «renitentes a uma só candidatura de esquerda».
A ID realça também que a candidatura de Jerónimo de Sousa é de natureza diferente de todas as outras, destacando os valores de Abril e contestando com clareza a política de direita do actual Governo». A associação destaca ainda o papel do candidato comunista no alertar dos socialistas para a «necessidade de se avançar determinantemente» contra a candidatura de Cavaco Silva, que considera o adversário principal para a democracia.


Mais artigos de: Em Foco

Prioridade à produção, ao emprego e aos salários

O candidato presidencial comunista Jerónimo de Sousa passou todo o dia 22 em localidades da cintura operária de Lisboa, contactando com trabalhadores e população. O dia, dedicado às questões do emprego, começou cedo, antes das oito da manhã, à porta das OGMA. Antes de terminar, com um jantar em Vialonga, Jerónimo de Sousa contactou com operários à porta da OPEL da Azambuja e andou pelas ruas de Vila Franca de Xira. Em Alhandra, encontrou-se com membros de órgãos representativos dos trabalhadores e fez uma declaração sobre o tema, que transcrevemos na íntegra.

Política de direita degrada Saúde

Num encontro com profissionais da Saúde, realizado na Escola de Enfermagem Calouste Gulbenkian, Jerónimo de Sousa afirmou contar com estes para cumprir o preceito constitucional de uma Saúde para todos.

Integrar é preciso

Num almoço na Comissão de Moradores da Cova da Moura, na Amadora, no passado dia 21, o candidato comunista afirmou que a sua candidatura não vê os imigrantes como invasores.

PEV recolhe duas centenas de apoios

Uma delegação do Partido Ecologista «Os Verdes» entregou, na passada segunda-feira, uma lista de apoio à candidatura presidencial de Jerónimo de Sousa, composta por duas centenas de pessoas com reconhecido e quotidiano trabalho na área ambiental. Para a dirigente do PEV Heloísa Apolónia, estes apoios ao candidato...

Apostar na ferrovia

De visita ao distrito de Viseu, Jerónimo de Sousa encontrou-se com associações locais que defendem a reactivação da linha férrea, progressivamente desmantelada.

Devolver as polícias aos cidadãos

Num encontro com a Comissão Coordenadora Permanente dos sindicatos e associações dos profissionais das forças de segurança, Jerónimo de Sousa manifestou preocupação com a degradação das condições de trabalho destes profissionais.