Faro

Valorizar a independência e a soberania

Em conferência de imprensa realizada no passado dia 28, o mandatário distrital de Faro da candidatura de Jerónimo de Sousa, António Dias Mendonça, reafirmou objectivos da candidatura comunista, nomeadamente a que contribuir para a necessária «ruptura democrática e de esquerda». Para o mandatário, há alternativas que permitem manter «bem vivas a esperança e a confiança da maioria dos portugueses na construção de um País mais livre, mais justo e mais fraterno».
O mandatário distrital de Faro lembrou que, para alguns, a «globalização imperialista e os processos de integração capitalista transnacional, em curso acelerado hoje em dia», terão já tornado obsoleta a ideia de independência ou soberania nacionais. Mas, reafirmou, «para nós não.» E defendeu, em seguida, que a «independência e a soberania nacionais continuam a ser valores indeclináveis sem os quais o poder ficará cada vez mais distante das massas populares» e a democracia perderá o «seu sentido profundo de “pelo povo, para o povo e com o povo”».
Para António Dias Mendonça, estas concepções conduzem a cada vez menos Estado no «âmbito das suas funções sociais e culturais e na protecção dos direitos dos cidadãos» e, por outro lado, mais Estado na «manutenção dos seus apoios ao grande capital, na acentuação do seu lado repressivo e securitário, no reforço do autoritarismo, na imposição da ideia de que é preciso trocar liberdades e direitos por segurança e nas tentativas de criminalização do protesto social».
Para o mandatário, não será abdicando da independência e soberania nacionais que «vamos conseguir responder mais melhor aos grandes e dificeis desafios do desenvolvimento do País». Em sua opinião, o crescimento das interdependências entre países e povos «não passa pela sujeição mas pela emancipação».
A lançou um apelo aos portugueses: «Consideramos importante que os eleitores atentem no modo como as diferentes candidaturas abordam ou omitem a questão da independência e soberania nacionais e penalizem aquelas que, por práticas passadas, por palavras ou por omissões desvalorizam e secundarizam a independência e a soberania nacionais.»


Mais artigos de: Em Foco

Em defesa do regime democrático

Os apoiantes de Cavaco Silva – com forte ligação aos grandes grupos económicos – querem uma nova Constituição, sem garantias para quem trabalha, e apostam na candidatura do ex-Primeiro-Ministro para o conseguir, denunciou, em Sines, Jerónimo de Sousa.

Ninguém se sobrepõe à vontade do povo

A grande vitória da CDU e do seu projecto autárquico deu o mote ao ambiente de confiança e determinação que se fez sentir no passado Sábado, em Almada. Foi com cerca de 500 participantes que se realizou o almoço de apoio à candidatura de Jerónimo de Sousa, com autarcas da região de Setúbal.

Uma questão de liberdade e soberania

Num jantar, realizado no passado dia 30, na Casa do Alentejo, em Lisboa, mais de 200 intelectuais manifestaram o seu apoio à candidatura presidencial de Jerónimo de Sousa.

A Constituição não é neutra

A Constituição toma partido pelos trabalhadores e se Cavaco Silva a jurar defender e cumprir estará a mentir ou a renegar o seu passado, afirmou Jerónimo de Sousa em Aveiro, no domingo.

Chegar o mais longe possível

Uma sala cheia de apoiantes recebeu Jerónimo de Sousa em Torres Vedras, na noite de sexta-feira. O pretexto foi o jantar, mas o objectivo principal era manifestar o apoio ao secretário-geral do PCP na sua candidatura a Belém. A iniciativa decorreu na Associação Cultural e Desportiva da Zibreira, na freguesia da Carvoeira.

O voto na esperança

Num comunicado distribuído aos trabalhadores da Portucel, a célula do PCP na empresa apela ao voto dos seus camaradas de trabalho no candidato Jerónimo de Sousa. Na opinião daquele organismo do Partido, este voto é um acto de luta que «dá mais força à luta pela defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País e...

Visita à TAP

Jerónimo de Sousa visitou a TAP na manhã de sexta-feira. O candidato à Presidência da República reuniu-se com o Conselho de Administração desta transportadora área e com as organizações representativas dos trabalhadores. Mais tarde, almoçou no refeitório da empresa.Com a Federação das Associações de SurdosO candidato...