No Superior e Secundário

Estudantes vão à luta

Os estudantes do ensino secundário decidiram voltar à rua no próximo dia 17 de Novembro para protestarem contra «as medidas educativas tomadas pelos anteriores governos e prosseguidas pelo actual» e por «um sistema de ensino público, gratuito e de qualidade».
Em comunicado conjunto, as associações de estudantes do concelho de Oeiras apelaram aos colegas das restantes estruturas que se juntem à manifestação para exigirem, entre outras reivindicações, a suspensão dos exames nacionais e da nota mínima de 9,5 valores; a implementação da educação sexual de forma transversal às disciplinas; o fim da limitação de vagas no acesso ao ensino superior; melhores condições materiais e um maior número de docentes e auxiliares nas escolas.
No superior a luta também está na ordem do dia. Para ontem estava agendada uma manifestação de estudantes universitários e do politécnico na capital com o intuito de protestar contra a Lei das Propinas, os cortes orçamentais no sector e a implementação do Processo de Bolonha.


Mais artigos de: Juventude

O candidato das causas da juventude

A candidatura de Jerónimo de Sousa apresentou a sua Comissão Nacional de Jovens Apoiantes, em Lisboa. Porque «é a única que tem um verdadeiro projecto de mudança», como afirmou Vítor Rodrigues.

«Jovens: uni-vos por uma paz duradoura»

60 anos depois da sua fundação, a Federação Mundial da Juventude Democrática (FMJD), mantém-se fiel aos sonhos da geração fundadora, garantiu o seu presidente, Miguel Madeira, na iniciativa de aniversário realizada em Lisboa, no passado dia 5.Fundada a 10 de Novembro de 1945, a Federação Mundial da Juventude Democrática...

A luta é o caminho

A Direcção Nacional da JCP reuniu-se no fim-de-semana em Lisboa e discutiu a actualidade nacional e internacional. O congresso da organização, as comemorações de aniversário e as próximas lutas foram alguns dos temas abordados.