Tribunal Constitucional confirma legalidade

CDU avança em Penedono

O Tribunal Constitucional frustrou as manobras para fazer cair as listas CDU no concelho de Penedono, Viseu, afirmou ontem o mandatário, Manuel Rodrigues.

A CDU repudia a arrogância da candidatura «Juntos por Penedono»

«A CDU assumirá plenamente os seus direitos em Penedono, como em todo o país, por muito que isso desagrade a certos caciques, e apela aos cidadãos deste concelho para que, nas eleições de 9 de Outubro, contribuam com o seu voto na CDU para um futuro de democracia, de desenvolvimento e de progresso», afirmou ontem Manuel Rodrigues, mandatário distrital de Viseu da CDU, em conferência de imprensa, na sequência da decisão do Tribunal Constitucional de recusar o recurso interposto pela lista de eleitores «Juntos pelo Concelho de Penedono», de impugnação da decisão do Juiz da Comarca de Meda de admitir as listas da CDU candidatas aos órgãos autárquicos do concelho.
«Às tentativas de natureza judicial para fazer cair as listas CDU, há que somar um inaceitável conjunto de manobras e pressões de natureza política, de mentiras e intrigas, e de coacção ilegítima sobre a mandatária concelhia da CDU e cidadãos eleitores, com vista a pressionar a queda das listas CDU», declarou o mandatário.
Manuel Rodrigues repudiou a «arrogância e os métodos de caciquismo da candidatura “Juntos pelo Concelho do Penedono” que, dizendo-se de esquerda, comporta-se como se a democracia fosse uma coutada dos seus “chefes” e dos seus patrocinadores do PS, e do PSD que se mantém na Câmara de Penedono».
«A CDU saúda os cidadãos que em Penedono não se intimidaram com as manobras de coacção do caciquismo, saúda os seus candidatos e apoiantes e reafirma aos cidadãos deste concelho a sua disponibilidade para servir os interesses das populações e lutar pelo desenvolvimento contra a interioridade, pela democracia e a participação das populações contra a arrogância anti-democrática», acrescentou.

Legalidade indesmentível

Como recordou Manuel Rodrigues, esta decisão do Tribunal Constitucional põe termo a uma prolongada tentativa de impedir o concurso da CDU às eleições autárquicas no concelho por parte de uma chamada lista de cidadãos eleitores, considerada afecta ao PS, partido que em Penedono não concorre à Câmara e Assembleia Municipais, mas apenas a freguesias.
O recurso ao Tribunal Constitucional teve lugar depois da CDU ter suprido os erros e omissões dos documentos das suas candidaturas, respondendo correctamente – conforme foi reconhecido em três decisões expressas do meritíssimo Juiz do Tribunal de Meda - a recursos judiciais dos mandatários das listas do PS e «Juntos pelo Concelho do Penedono».
«O Tribunal Constitucional, no essencial, recusou fundamento aos argumentos do recurso, que visavam fazer cair as listas CDU por ter havido substituição de mandatário concelhio – por razões de estrito respeito pela lei eleitoral – em momento posterior à aceitação de candidatura pelos candidatos da CDU, mas que estes nunca contestaram, tal como nunca manifestaram qualquer intenção de desistência», referiu Manuel Rodrigues.


Mais artigos de: PCP

Uma força de valores

O voto na CDU é o voto que não trai, afirmou, sábado, o secretário-geral do PCP, numa jornada de campanha em várias localidades do distrito de Évora. É que, ao contrário de outros, depois do dia 9 «faremos aquilo que estamos hoje aqui a dizer», realçou Jerónimo de Sousa.

Propostas de futuro

No distrito de Évora, a CDU está determinada em reforçar as suas posições nas autarquias. Obter mais votos e mais mandatos é a meta, para desenvolver o Alentejo. Jerónimo de Sousa visitou, sábado, vários concelhos do distrito.

A CDU não trai quem trabalha

Jerónimo de Sousa percorreu o distrito de Setúbal na segunda-feira, acompanhado pelos candidatos da coligação. Em Almada, Palmela, Setúbal e Moita apelou ao voto na esperança que não mente nem trai quem trabalha.

Alternativa com provas dadas

Mais de três centenas e meia de pessoas lotaram, domingo, o espaço da SFRAA, na Amadora, para reafirmarem que a cidade merece mais e melhor. A alternativa é a CDU, única força política que, como afirmou Jerónimo de Sousa na sua intervenção, constitui «um alento de esperança».

Contacto directo

Todos os dias, em muitas iniciativas, o primeiro candidato à Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto, e outros candidatos, se desdobra em iniciativas de contacto e de esclarecimento dos trabalhadores e das populações. Na passada semana, Carlos Humberto e Helder Madeira (candidato à Assembleia Municipal) contactaram...

Cultura em perigo no Porto

No seguimento do anúncio de suspensão da actividade por parte do grupo teatral Seiva Trupe, uma delegação da candidatura da CDU aos órgãos municipais do concelho do Porto encontrou-se, no passado dia 22, com a direcção do grupo. A decisão do grupo prende-se com dificuldades financeiras motivadas pela falta de apoios do...

Lousã ainda sem saneamento básico

Ao contrário dos concelhos onde a CDU dispõe de maioria, na Lousã muitas das estruturas básicas estão ainda por fazer ou a necessitar urgentemente de modernização. Foi essa realidade que a candidatura da CDU a esse concelho constatou. Nem a própria sede de concelho dispõe ainda de um sistema de tratamento adequado de...