CDU quer dinamizar o Porto

O candidato da CDU à Câmara Municipal do Porto, Rui Sá, afirmou, em declarações à comunicação social, que a autarquia tem que ter um papel «fundamental» na criação de uma rede de parcerias entre instituições para que o Porto ganhe mais credibilidade.
«Somos demasiado conhecidos pelas políticas de capela», disse, recentemente, Rui Sá, após uma reunião com a Federação Académica do Porto (FAP) com o objectivo de ouvir as suas reivindicações e discutir as suas propostas sobre o relacionamento entre a academia e a cidade.
Para o candidato da CDU, a Câmara tem o dever de incentivar parcerias, nomeadamente aproveitar os estudantes do Porto, dando-lhes oportunidades de estágio e aproveitar «gente que sai com outro nível de competências e modernizar a administração pública», inserindo-os na vida activa.
Defendeu também a cedência, por parte da autarquia, de património (na sua maioria degradado) que tem no centro histórico à FAP, para que os estudantes consigam realizar o sonho de criar o «Polo Zero». O «Polo Zero», um centro de estudo e de lazer, onde funcionaria uma biblioteca, um espaço informático e uma zona de lazer, é já reivindicada desde 2000 e visa combater, por um lado, a descentralização da academia, e por outro, a desertificação da Baixa da cidade.
«A própria Câmara pode ceder gratuitamente à FAP património que tem no centro histórico para que os estudantes possam construir residências universitárias e ao mesmo tempo combater a desertificação daquela zona», disse Rui Sá.
Contudo, adiantou, na sua opinião, também «a Praça de Lisboa deveria ser reabilitada e integrar o “Polo Zero”, devendo a autarquia realizar parcerias para a rentabilização daquele espaço que é propriedade privada.
Rui Sá afirmou ser ainda necessária a realização de um protocolo entre a Câmara e a Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), para que se crie um «vaivém» que transporte os estudantes do Pólo da Asprela para as diversas faculdades existentes na zona, «apanhando-os» na estação do metro do Porto.
«O metro não vai resolver os problemas de acessibilidades daquela zona», disse, acrescentando que «este “vaivém” gratuito permitirá diminuir o volume de tráfego automóvel» no Polo da Asprela.
No mesmo dia, à margem da reunião com a FAP, Rui Sá desafiou o ministro da Saúde a tomar uma posição sobre o Centro Materno-Infantil do Norte antes das autárquicas, rejeitando a saída deste projecto da cidade. «A nossa posição sempre foi defender a construção do Centro Materno-Infantil situado na cidade», afirmou aos jornalistas o candidato da CDU.


Mais artigos de: Nacional

Funcionamento «pouco transparente»

A candidata da CDU à Câmara de Gaia, Ilda Figueiredo, exigiu uma auditoria à «grave situação financeira» da autarquia, designadamente às empresas municipais e fundações, que classificou de «sorvedouros» de dinheiro.

Uma mais valia para o concelho

Na apresentação dos candidatos da CDU para a freguesia de Vilar de Mouros, que se realizou no passado mês de Agosto, Carla Maria Guerreiro, cabeça de lista da coligação para a Câmara de Caminha, valorizou o trabalho realizado por Carlos Alves, presidente da Junta de Freguesia.«Não posso deixar de valorizar o quanto o...

CDU preocupada com «estado de sítio» da Aanifeira

Realizou-se no passado dia 25 de Agosto na sede do PCP, em Santa Maria da Feira, um encontro entre vários candidatos da CDU às eleições autárquicas e a associação Aanifeira. Em representação da associação estiveram presentes Constança Silva e Vítor Barros que expuseram as suas dificuldades e preocupações a Antero...

Espaço CDU em Alfama

No domingo, dia 11, foi inaugurado o espaço CDU na Rua das Escolas Gerais, no bairro de Alfama. Depois das intervenções das actuais presidentes das juntas de freguesia de Santo Estêvão e São Miguel, que encabeçam as listas da CDU às eleições de 9 de Outubro, Modesto Navarro saudou esta forma de aproximação às populações,...

«Por uma democracia saudável em Arronches»

A CDU de Arronches está a criar condições para eleger, nas próximas Eleições Autárquicas pelo menos um vereador, para ir ao encontro das preocupações da população do concelho e defender o princípio da colegialidade autárquica.«Também nós, lutamos com dificuldades financeiras, mas estamos a fazer um trabalho honesto e...

Mostra de Cinema da América Latina

De 15 a 24 de Setembro o Fórum Lisboa vai acolher uma Mostra de Cinema da América Latina onde serão exibidos filmes representativos das actuais tendências da cinematografia latino-americana. Para o efeito, a Casa da América Latina, a EGEAC - empresa municipal responsável pela gestão dos espaços culturais do município de...

Confiança numa vida melhor

Com a campanha da CDU nas ruas, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, participou em diversas iniciativas e andou um pouco por todo o País. A afirmar, como diz o lema da campanha da coligação, a sua confiança numa vida melhor.

Militares protestaram

Depois das enormes pressões para calar o descontentamento nas Forças Armadas e da proibição da manifestação de anteontem à tarde, o protesto acabou por transbordar da Casa do Alentejo para a baixa lisboeta.