Algarve

Água começa a faltar

A falta de água começa a fazer-se sentir no Algarve, ao contrário do que algumas entidades responsáveis da região vinham afirmando, numa «operação de marketing» que procurava salvaguardar a época balnear e turismo. Assim, algumas aldeias serranas começam já a ser abastecidas por autotanques, surgem cortes regulares no abastecimento de água em várias zonas e a prosseguir ao ritmo actual a extracção de água no aquífero de Querença este deixará não só de dar resposta ao problema como poderá comprometer o seu futuro por muitos anos.
A denúncia pertence à Direcção da Organização Regional do Algarve que, num alerta à opinião pública, volta a manifestar as suas preocupações relativamente à seca e à falta de água.
Considerando embora a actividade turística de enorme importância para a região e para o país – como, de resto, as propostas e iniciativas do PCP demonstram –, os comunistas recusam que se submeta tudo aos seus interesses e que não se fale verdade aos algarvios. Aliás, lembram, «no exacto momento em que na Assembleia da República discutia a nova Lei da Água, a Câmara Municipal de Faro avançava, com o acordo do PS, na privatização da sua gestão através da criação de uma empresa».
Daí que a DORAL não entenda o desafio para debates que o «Dr. Apolinário» lançou ao «Dr. Vitorino». «Debates sobre quê?», pergunta, «sobre «aquilo em que estão de acordo e fingem estar em desacordo?»
«O uso da água não pode ser tratado na perspectiva da sua apropriação nem do seu comércio», sublinha, por fim o PCP, pois como «elemento contínuo do ciclo hidrológico», a «vida e as actividades humanas dependem dessa circulação comum que liga todos os seres vivos.»


Mais artigos de: PCP

PCP condena atentado de Londres

Os atentados em Londres mereceram a reacção imediata do PCP que, pela voz do seu secretário-geral, condenou aquele ataque «brutal», em hora e locais de grande circulação e de deslocação para locais de trabalho.Jerónimo de Sousa, recordando a inequívoca posição de sempre do PCP, «de condenação de todas as formas de...

Acentua-se a degradação das condições de vida

Em conferências de imprensa, as direcções das organizações regionais de Setúbal e do Porto denunciam a já difícil situação para os trabalhadores, que a política do Governo está a acentuar.

Sobre a decisão de extinção do Ballet Gulbenkian

O Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian comunicou no passado dia 5 de Julho a decisão de extinguir o Ballet Gulbenkian. Desta decisão decorre o despedimento colectivo de perto de 70 trabalhadores, 29 dos quais bailarinos, mas decorre, sobretudo, a extinção da única companhia permanente de dança...

Medo leva a calúnia

Alegadas pressões sobre o director técnico na elaboração do relatório para a comissão de avaliação das obras do túnel de Ceuta, no Porto, foram pretexto para um ataque pessoal a Rui Sá, presidente do Conselho de Administração dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento e candidato da CDU à Câmara Municipal.

Dar voz a quem não tem voz!

Concebida pelos comunistas como plateia para a defesa intransigente dos trabalhadores e do povo, a Assembleia da República é, e tem de ser, um espaço em que a luta travada – nas fábricas, nas terras, nas ruas – por milhares e milhares de pessoas tem a sua voz pela voz dos deputados comunistas. Foi o que aconteceu uma vez...

Álvaro Cunhal

Até 31 de Julho, «Álvaro Cunhal – Militante comunista, escritor e artista plástico» é apresentado, em duas exposições, no espaço «Cidade Universitária», da Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa.A exposição de desenhos e óleos e a exposição biobibliográfica são inauguradas amanhã, dia 15, às 18.30 horas. A...