África Austral

10 milhões podem morrer de fome

Em cada quatro segundos morre uma pessoa de fome no mundo, alertam a Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), pedindo ajuda urgente para evitar que 10 milhões de pessoas morram de desnutrição na África Austral.
Segundo os dois organismos internacionais, a brutal ameaça está relacionada com as más colheitas que este ano se registaram no Lesoto, Malawi, Moçambique, Swazilândia, Tanzânia, Botswana, Zâmbia e Zimbabwe, fruto de uma desastrosa combinação de secas e inundações. A situação naqueles países ressentiu-se igualmente da falta de fertilizantes e de sementes, bem como do impacto da pandemia da Sida sobre as populações rurais.
«Devido à gravidade desta situação os governos dadores em todo o mundo devem responder com urgência para evitar que esta propagação da fome se converta num desastre humanitário», afirma a FAO.
Segundo os prognósticos da FAO e do PMA, o país em situação mais grave é o Malawi, que necessita de ajuda alimentar para mais de quatro milhões de pessoas, ou seja, 34 por cento da população. Também a República Democrática do Congo (RDC) se encontra num estado de grande precariedade, com a desnutrição a provocar a morte de 48 por cento das crianças com menos de cinco anos de idade.
Entretanto, os estudos realizados indicam que a ameaça de fome nestes países do Sul de África manter-se-á latente até serem conhecidos os resultados das próximas colheitas, em Maio de 2006.


Mais artigos de: Internacional

Convenção do PC dos EUA

O Partido Comunista dos Estados Unidos da América (CPUSA), que este ano assinala o seu 85.º aniversário, esteve reunido em Convenção Nacional de 1 a 3 de Julho, em Chicago.

Chilenos apoiam sector público mineiro

A esmagadora maioria dos chilenos - 93,9 por cento - defende que o cobre deve continuar sob administração do Estado, tal como as restantes empresas públicas ligadas aos recursos naturais do país, revela uma sondagem divulgada esta semana no diário La Nación.O cobre, o principal recurso não renovável do Chile, foi...

PCP no <em>Fórum de São Paulo</em>

Dezenas de partidos comunistas e outras forças de esquerda e progressistas da América Latina participaram no XII Encontro do Fórum de São Paulo, realizado de 1 a 4 de Julho.O evento contou uma vez mais com a participação do PCP, que se fez representar por Pedro Guerreiro, membro do Comité Central.Este Encontro, efectuado...

Michael Moore, <br>cartas do Iraque e do Afeganistão

Michael Moore, homem da escrita, do cinema e da televisão, odiado e amado nos Estados Unidos, é conhecido, entre outros trabalhos, por Roger and Me e o soberbo Bowling for Columbine, filme anti-armamentista, com o qual conquistou, em 2002, o Oscar da Academia de Hollywood para o Melhor Documentário, o prémio do Festival...