Chilenos apoiam sector público mineiro

A esmagadora maioria dos chilenos - 93,9 por cento - defende que o cobre deve continuar sob administração do Estado, tal como as restantes empresas públicas ligadas aos recursos naturais do país, revela uma sondagem divulgada esta semana no diário La Nación.
O cobre, o principal recurso não renovável do Chile, foi nacionalizado pelo governo de Unidade Popular do presidente Salvador Allende, em 1972. Um ano depois, com o golpe militar de Augusto Pinochet, que mergulhou o país numa das mais sangrentas ditaduras do século XX, começou paulatinamente o processo de privatização do sector, que significativamente veio a ser acelerado pelos sucessivos governos civis que se lhe seguiram a partir de 1990.
A sondagem agora realizada foi encomendada pelo governo, que segundo o vice-ministro da tutela, Mario Cabezas, quis saber a opinião dos cidadãos sobre a «autoridade e desempenho das companhias do sector, tanto públicas como privadas».
Os resultados não podiam ser mais elucidativos, sublinhou Cabezas, fazendo notar que «as empresas do Estado, em especial a Corporação do Cobre (CODELCO), gozam do apoio nacional e têm o reconhecimento do chilenos», pelo que «devem manter-se no domínio estatal».
De acordo com estudo, citado pela Prensa Latina, a maioria das pessoas de todos os extractos sociais considera que devem permanecer na posse do Estado, para além da CODELCO, todas as restantescompanhias mineiras: Empresa Nacional Mineira (ENAMI) e Empresa Nacional de Petróleo (ENAP).


Mais artigos de: Internacional

Convenção do PC dos EUA

O Partido Comunista dos Estados Unidos da América (CPUSA), que este ano assinala o seu 85.º aniversário, esteve reunido em Convenção Nacional de 1 a 3 de Julho, em Chicago.

10 milhões podem morrer de fome

Em cada quatro segundos morre uma pessoa de fome no mundo, alertam a Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), pedindo ajuda urgente para evitar que 10 milhões de pessoas morram de desnutrição na África Austral.Segundo os dois organismos internacionais, a brutal...

PCP no <em>Fórum de São Paulo</em>

Dezenas de partidos comunistas e outras forças de esquerda e progressistas da América Latina participaram no XII Encontro do Fórum de São Paulo, realizado de 1 a 4 de Julho.O evento contou uma vez mais com a participação do PCP, que se fez representar por Pedro Guerreiro, membro do Comité Central.Este Encontro, efectuado...

Michael Moore, <br>cartas do Iraque e do Afeganistão

Michael Moore, homem da escrita, do cinema e da televisão, odiado e amado nos Estados Unidos, é conhecido, entre outros trabalhos, por Roger and Me e o soberbo Bowling for Columbine, filme anti-armamentista, com o qual conquistou, em 2002, o Oscar da Academia de Hollywood para o Melhor Documentário, o prémio do Festival...