Convenção do PC dos EUA

O Partido Comunista dos Estados Unidos da América (CPUSA), que este ano assinala o seu 85.º aniversário, esteve reunido em Convenção Nacional de 1 a 3 de Julho, em Chicago.
A assembleia magna dos comunistas dos EUA, na sua 28.ª edição, contou com a participação de cerca de 440 delegados e mais de 100 convidados.
Sob o lema «Defeat the Bush Agenda. The people can Win!» (Derrotar a agenda Bush. O povo pode vencer!), os trabalhos, que culminaram um amplo processo de preparação, decorreram com enorme entusiasmo, sendo de sublinhar a expressiva participação dos mais de 75 delegados da Young Comunnist League (Liga da juventude Comunista).
Ao longo dos três dias, para além da eleição do novo Comité Central, os participantes discutiram a proposta de resolução política, bem como a alteração do programa do Partido.
Em análise esteve a política imperialista dos EUA contra outros povos do planeta, a degradação das condições de vida do povo americano (com destaque para as questões do acesso à saúde, a pobreza e o desemprego), a limitação das liberdades democráticas e actuação das forças de segurança a nível interno, a descriminação racial, bem como as difíceis e complexas condições em que os comunistas e o povo norte-americanos travam a sua batalha.
As linhas de actuação definidas apontam para o aprofundamento da luta pela paz, pelos direitos cívicos e a intervenção no movimento sindical.
Os aspectos da organização do partido foram igualmente discutidos, apontando-se para a necessidade de reforçar o rejuvenescimento, o recrutamento, a influência junto dos trabalhadores e outras camadas, e a intervenção junto da juventude.
O Comité Central eleito decidiu, na sua primeira reunião, reconduzir Sam Webb como Secretário Geral do CPUSA.
O PCP fez-se representar por Vasco Cardoso, membro da Comissão Política do Comité Central, tendo sido confirmadas as relações de amizade e solidariedade internacionalista entre ambos os partidos e povos.


Mais artigos de: Internacional

Chilenos apoiam sector público mineiro

A esmagadora maioria dos chilenos - 93,9 por cento - defende que o cobre deve continuar sob administração do Estado, tal como as restantes empresas públicas ligadas aos recursos naturais do país, revela uma sondagem divulgada esta semana no diário La Nación.O cobre, o principal recurso não renovável do Chile, foi...

10 milhões podem morrer de fome

Em cada quatro segundos morre uma pessoa de fome no mundo, alertam a Organização da ONU para a Agricultura e Alimentação (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), pedindo ajuda urgente para evitar que 10 milhões de pessoas morram de desnutrição na África Austral.Segundo os dois organismos internacionais, a brutal...

PCP no <em>Fórum de São Paulo</em>

Dezenas de partidos comunistas e outras forças de esquerda e progressistas da América Latina participaram no XII Encontro do Fórum de São Paulo, realizado de 1 a 4 de Julho.O evento contou uma vez mais com a participação do PCP, que se fez representar por Pedro Guerreiro, membro do Comité Central.Este Encontro, efectuado...

Michael Moore, <br>cartas do Iraque e do Afeganistão

Michael Moore, homem da escrita, do cinema e da televisão, odiado e amado nos Estados Unidos, é conhecido, entre outros trabalhos, por Roger and Me e o soberbo Bowling for Columbine, filme anti-armamentista, com o qual conquistou, em 2002, o Oscar da Academia de Hollywood para o Melhor Documentário, o prémio do Festival...