Presidente da Bolívia renuncia

O presidente da Bolívia, Carlos Mesa, demitiu-se na noite de segunda-feira face à vaga de protestos sociais que paralisa o país há várias semanas.
Mesa, que continuará no cargo até que o Congresso se pronuncie sobre a demissão, fez o anúncio numa mensagem televisiva em que apelou ao fim dos protestos iniciados a 16 de Maio.
Segundo a Prensa Latina, o presidente demissionário considera que a Bolívia vive um dos momentos mais difíceis da sua história, e classifica a crescente contestação popular em defesa da nacionalização dos hidrocarbonetos e pela convocação de uma Assembleia Constituinte como uma «experiência terrivelmente traumática» que está a levar o país para um caminho diferente do que ele deseja. Exigindo que as organizações populares conduzam as suas reivindicações no âmbito da Constituição e das leis, sem levar o país para uma confrontação violenta, Mesa garantiu que põe o cargo à disposição do Congresso «para não ser um obstáculo, nem um elemento negativo, nem um factor de obstrução» à resolução da crise.
Mesa assumiu o cargo a 17 de Outubro de 2003, na sequência de uma rebelião social que obrigou à renúncia do seu antecessor, Gonzalo Sánchez de Lozada, e impôs uma agenda de mudanças sociais e políticas que as organizações populares consideram não estar a ser cumprida.


Mais artigos de: Internacional

Revolta na OEA

A tentativa norte-americana de impor um projecto intervencionista na 35.ª Assembleia Geral da OEA, a decorrer em Fort Lauderdale, na Flórida, fracassou.

Crise política na Nicarágua

Parlamento e presidente da Nicarágua estão em confronto. As divergências subiram de tom com a ameaça de Enrique Bolaños de pedir a intervenção da OEA.

Gasoduto indo-paquistanês

A Índia e o Paquistão iniciaram no passado domingo o processo de negociações para a construção de um gasoduto a partir do Irão.De acordo com a Prensa Latina, as conversações entre representantes dos dois países, que decorreram durante dois dias, foram encabeçadas pelo ministro indiano de Hidrocarbonetos, Mani Shankar...

Confrontos no Nepal

A explosão de uma mina à passagem de um autocarro provocou pelo menos 25 mortos e mais de três dezenas de feridos, esta segunda-feira, em Madhi, no Nepal.O atentado não foi reivindicado, mas as autoridades garantem que se trata de uma acção dos grupos rebeldes que desde 1996 enveredaram pela luta armada para derrubar a...

Chinesas contra a corrupção

A Federação de Mulheres de Toda a China (FMTC) vai levar a cabo uma campanha intensiva de mobilização das famílias em todo o país para a luta contra a corrupção, informa um comunicado da organização distribuído anteontem, terça-feira.A iniciativa vai ao encontro do apelo lançado pelo governo chinês ao empenhamento das...

Alvo a abater

Uma mentira contada repetidamente torna-se verdade: este era um dos “mantras” de Goebells. À conta deste princípio, a administração Bush conseguiu injectar na mente de muito do povo dos EUA a falsidade de uma associação de Saddam Hussein com a Al’Qaeda e os ataques do 11de Setembro. Sem fazer a ligação explicitamente, os...