CDU apresentou candidatos no Porto

Dezenas de pessoas participaram, anteontem, ao final da tarde, na sessão pública de apresentação dos cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Porto, respectivamente, Rui Sá e Sérgio Teixeira.
A sala da Cooperativa Árvore foi pequena para acolher todos os que quiseram, em primeira mão, manifestar o apoio às candidaturas da CDU para a cidade, um projecto generoso alicerçado na honestidade e na competência do trabalho realizado pelos comunistas e seus aliados no Porto, mas também em tantos outros concelhos e localidades onde a CDU honra os compromissos assumidos e assim garante a confiança das populações.
O trabalho desenvolvido pelos eleitos e activistas da coligação diferencia-se do realizado pelos restantes partidos, por isso, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, sublinhou no discurso de encerramento da iniciativa que «se impõe lançar uma forte dinâmica de afirmação do distinto projecto da CDU».
Uma batalha eleitoral difícil e exigente porque, continuou o dirigente comunista, «é necessário aliar o trabalho de divulgação e defesa das nossas propostas concretas na solução dos problemas das populações à firme denúncia da pretensão da direita e do PS de subversão de características essenciais do poder local, nomeadamente a da representação plural nos executivos municipais».
As propostas de revisão da lei eleitoral para as autarquias locais consubstanciam ainda «graves consequências para a transparência dos actos de gestão com a exclusão das forças minoritárias da discussão e decisão», além de «deitarem borda fora a rica experiência que durante anos foi consagrada constitucionalmente e favorece a cooperação de eleitos de forças políticas diversas e a unidade em torno dos problemas concretos das populações», disse Jerónimo de Sousa.
Reafirmando a imprescindível participação das populações na construção de uma gestão local democrática, Jerónimo de Sousa destacou que a CDU parte para este combate eleitoral «com o firme propósito de defender a promoção de uma gestão do território que, garantindo um desenvolvimento equilibrado sustentável, salvaguarde a defesa do interesse público e colectivo face a pressões especulativas», característica determinante para que «o poder local democrático continue a ser expressão de Abril».

Esclarecer, não confundir

Relativamente à proposta do PS de fazer coincidir o referendo à dita «Constituição Europeia» com as eleições autárquicas, o secretário-geral do PCP classificou-a como uma «manobra que visa reduzir o acto referendário do novo Tratado Europeu a uma mera formalidade, com prejuízo não só para o debate, compreensão e avaliação sobre as diversas propostas e projectos autárquicos em disputa, mas também para o imprescindível aprofundamento do debate e conhecimento sobre o verdadeiro conteúdo e significado da proposta do novo Tratado».
As preocupações levantadas pelos comunistas sobre esta matéria são tão mais fundamentadas porquanto que, esclareceu Jerónimo de Sousa, «o novo Tratado vem consagrar a ofensiva liberalizadora e privatizadora dos serviços públicos e a flexibilização do mercado de trabalho».


Mais artigos de: Nacional

MUSP contra aumento de impostos

O Movimento dos Utentes dos Serviços Públicos contesta o possível aumento dos impostos e propõe ao Governo medidas para a área da saúde e da justiça alternativas às já anunciadas.

«Os Verdes» querem moratória sobre transgénicos

O partido ecologista «Os Verdes» defende que o Governo deve assumir uma moratória de proibição do cultivo de organismos geneticamente modificados (OGM) pelo menos até que as regras de coexistência entre culturas transgénicas, convencionais e biológicas estivessem publicadas. Como alerta em comunicado, Portugal ainda não...

Contra o fim do Intercidades Lisboa-Leiria

A CDU protesta pelo serviço Intercidades da CP, que circulava entre Lisboa e Leiria aos fins-de-semana, ter sido desactivado no final de Fevereiro. A CP justificou a sua opção com a «fraca utilização» do serviço e da oferta ser «pouco competitiva neste segmento do mercado». Para a coligação, o argumento da reduzida...

Preservar o ambiente em Sesimbra

«Como preservar e valorizar a qualidade ambiental de Sesimbra» é o tema de um debate promovido pela CDU no próximo dia 8, às 21h, na Cascuz, no Zambujal. A iniciativa está integrada na preparação nas eleições autárquicas e conta com a participação de João Silva, engenheiro do ambiente e funcionário da Simarsul, António...

Pelo desenvolvimento de Odivelas

Na última reunião da Câmara Municipal de Odivelas, na passada semana, os vereadores eleitos pela CDU apresentaram uma moção sobre a necessidade de o Orçamento de Estado rectificativo para 2005 incluir verbas para o necessário desenvolvimento do concelho. O documento foi aprovado por maioria, com a abstenção dos...

Litoral Alentejano é região digital

O conselho de Administração da Associação de Municípios do Litoral Alentejano aprovou recentemente a criação da empresa intermunicipal de capitais maioritariamente públicos para gerir o projecto da Região Digital do Litoral Alentejano (RDLA).O projecto que a nova empresa vai gerir promove a complementaridade de programas...

PCP exige alteração legislativa

Recomeça hoje, em Setúbal, o julgamento de três mulheres por prática de aborto clandestino. O PCP apelou ao protesto e exige o fim da criminalização das mulheres.