Protesto defende Amazónia

Mais de uma dezena de membros das associações ambientalistas Greenpeace e Quercus bloquearam, anteontem, o acesso de material e viaturas à empresa Vicaima, em Vale de Cambra, em protesto contra o uso de madeira não certificada.
Alguns dos activistas acabaram por ser detidos pela polícia depois de uma manhã agitada que começou com o esclarecimento da situação junto dos trabalhadores daquela unidade de transformação de madeira.
Os operários foram autorizados a entrar, mas os elementos da administração da Vicaima não.
Os manifestantes, acorrentados aos portões da empresa, tentaram obter garantias da parte dos diversos responsáveis da fábrica no sentido desta não usar matéria-prima proveniente do abate ilegal de árvores na selva amazónica, mas a resposta não foi positiva.
No calor da discussão, diversos activistas foram mesmo agredidos, isto apesar da GNR se encontrar no local desde o início da concentração.
Anteriormente, as associações tentaram impedir o acesso de um navio à doca de Leixões por suspeitarem que a embarcação transportava material ilegal proveniente da Amazónia, acção igualmente acompanhada e travada pelas autoridades portuguesas.


Mais artigos de: Aconteceu

Ex-ministros «arrumaram a casa»

De acordo com informações divulgadas na semana passada, os ex-ministros da Administração Interna, Daniel Sanches, e das Finanças, Bagão Félix, adjudicaram, três dias depois das eleições legislativas, o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).O projecto, orçado em cerca de 500 milhões de...

Código polémico entra em vigor

O novo Código da Estrada entrou em vigor no sábado passado, período das festas da páscoa no qual muitos milhares de portugueses aproveitam para um merecido mini-descanso.As alterações aplicam multas mais pesadas em capítulos como o excesso de velocidade, o consumo de álcool, o uso de telemóvel durante a condução ou o...

Corrupção na ONU

O secretário-geral da ONU foi severamente criticado, terça-feira, no 2.º relatório intercalar de investigação ao programa Petróleo Por Alimentos que durante a década de 90 permitiu ao governo iraquiano aliviar o peso das sanções internacionais através da troca de petróleo por bens essenciais e contratos de...