Código polémico entra em vigor

O novo Código da Estrada entrou em vigor no sábado passado, período das festas da páscoa no qual muitos milhares de portugueses aproveitam para um merecido mini-descanso.
As alterações aplicam multas mais pesadas em capítulos como o excesso de velocidade, o consumo de álcool, o uso de telemóvel durante a condução ou o desrespeito das regras de transporte de crianças.
A simplificação administrativa da aplicação de sanções é outra das novidades, precisamente a que está a levantar maiores protestos.
A Associação de Consumidores de Portugal apelou mesmo ao Provedor de Justiça para que fiscalize a constitucionalidade das novas regras, nomeadamente a cobrança imediata das multas pelos agentes de trânsito, alegando que pode estar em causa o princípio do contraditório assegurado a todos os cidadãos.
A Associação dos Profissionais da Guarda também criticou a entrada em vigor do novo Código, considerando a falta de meios humanos e de equipamentos, a insuficiente formação dos agentes e o excessivo peso da componente repressiva em detrimento da prevenção.


Mais artigos de: Aconteceu

Ex-ministros «arrumaram a casa»

De acordo com informações divulgadas na semana passada, os ex-ministros da Administração Interna, Daniel Sanches, e das Finanças, Bagão Félix, adjudicaram, três dias depois das eleições legislativas, o Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP).O projecto, orçado em cerca de 500 milhões de...

Protesto defende Amazónia

Mais de uma dezena de membros das associações ambientalistas Greenpeace e Quercus bloquearam, anteontem, o acesso de material e viaturas à empresa Vicaima, em Vale de Cambra, em protesto contra o uso de madeira não certificada.Alguns dos activistas acabaram por ser detidos pela polícia depois de uma manhã agitada que...

Corrupção na ONU

O secretário-geral da ONU foi severamente criticado, terça-feira, no 2.º relatório intercalar de investigação ao programa Petróleo Por Alimentos que durante a década de 90 permitiu ao governo iraquiano aliviar o peso das sanções internacionais através da troca de petróleo por bens essenciais e contratos de...