Novo governo

Materializar o desejo de mudança

Conhecida no passado dia 4 a composição do novo governo do PS, o Gabinete de Imprensa do PCP emitiu um comunicado em que afirma que «mais do que a composição e orgânica do Governo, o importante é conhecer o seu Programa e a política que em concreto venha a realizar». Mas, destacou, os resultados das eleições «expressaram uma profunda vontade de mudança e uma clara exigência do fim de muitos anos de políticas de direita responsáveis pela grave situação do País».
Para o PCP, a acrescer a afirmações e omissões durante a campanha, «há nomes que colocam interrogações e aumentam inquietações quanto ao rumo político que vai ser seguido». E realça não ser «um bom sinal que do elenco governamental anunciado façam parte pessoas conhecidas pelas suas posições neoliberais ou comprometidas com governos anteriores e que manifestamente não oferecem garantias das necessárias mudanças de políticas».
Os comunistas reafirmam a sua profunda convicção de que os problemas de Portugal «não se resolvem com uma política que continue a agravar os problemas dos portugueses». E compromete-se a agir para que sejam concretizadas as «aspirações de mudança dos trabalhadores e do povo português». Nesse sentido, anuncia o comunicado, o PCP apresentará propostas na Assembleia da República, nomeadamente para o «combate ao desemprego e a promoção do desenvolvimento e da justiça social, a revogação do Código do Trabalho, o aumento do salário mínimo nacional e das pensões de reforma, a revisão do Pacto de Estabilidade e Crescimento, a aplicação da cláusula de salvaguarda para a defesa do sector têxtil, uma maior justiça fiscal e a despenalização da IVG». E lembra que estas são algumas questões urgentes «relativamente às quais o futuro Governo terá que rapidamente clarificar a sua posição».


Mais artigos de: PCP

Uma luta com razões

O PCP assinalou por todo o País o 8 de Março, contactando, nas ruas e nas empresas, milhares de mulheres. Na sede do Partido, o secretário-geral reafirmou o objectivo dos comunistas de emancipar a mulher das discriminações a que estão sujeitas.

84 anos de vida e de luta

Por todo o País, em muitas dezenas de iniciativas, assinala-se o 84.º aniversário do PCP. Precisamente no dia 6, dia da fundação do Partido, Jerónimo de Sousa almoçou no Seixal com mais de oitocentos camaradas e amigos.

Assegurar uma gestão democrática em Lisboa

O PCP, através do seu Gabinete de Imprensa, resolveu esclarecer, na passada terça-feira, a sua posição acerca de uma eventual reedição da coligação em Lisboa, após muitas solicitações de vários órgãos de comunicação social. Os comunistas informam da sua tomada da iniciativa de propor ao PS a realização «a breve prazo e...