Moura

Vantagens da energia fotovoltaica

O baixo consumo energético e a utilização de materiais de baixa produção de energia são duas das características de uma habitação designada Casa Solar, cujo protótipo vai «nascer» no Tecnopólo da cidade alentejana de Moura.
O projecto da Casa Solar foi concebido pela arquitecta Cláudia Melo e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Moura, concelho para onde está prevista a instalação de uma central solar fotovoltaica (cuja construção deve arrancar este ano).
José Maria Pós-de-Mina, presidente da autarquia, explicou, em declarações à imprensa, que o protótipo da Casa Solar vai ser «muito importante», tendo em conta a aposta do concelho nas energias renováveis, em especial na fotovoltaica.
«Este protótipo, cujo início de construção ainda não está definido, vai servir para demonstrar as técnicas, materiais e tecnologias ligadas ao baixo consumo de energia, para verificar as suas potencialidades e possível aplicação futura», disse.
Caso o projecto tenha resultados positivos, frisou, alguns dos «ensinamentos» até poderão ser aplicados no próprio concelho, por exemplo nos dois loteamentos servidos por energia solar fotovoltaica que a autarquia prevê instalar em Moura.
«Não queremos só instalar em Moura (na freguesia de Amareleja) uma central solar. O projecto é mais vasto e abrange outras vertentes, como a da habitação, e interessa-nos apostar nesta energia amiga do Ambiente, dando espaço à investigação e demonstração», garantiu.
A cerimónia de apresentação da Casa Solar, caracterizada por um baixo consumo energético e pela utilização de materiais de baixa produção de energia, desde a sua manufactura à manutenção, está agendada para as 12 horas, no dia 26, na sala de sessões da autarquia comunista.


Mais artigos de: Nacional

Instabilidade na educação

O SPRC garantiu que a instabilidade no próximo ano lectivo vai agravar-se porque as vagas de professores a extinguir são quase três vezes superiores às criadas.

Manuel Gusmão galardoado

O escritor e ensaísta Manuel Gusmão foi este ano galardoado com o Prémio Literário Vergílio Ferreira, instituído pela Universidade de Évora.

2799 agentes da PSP feridos e quatro mortos

Nos últimos quatro anos, perto de 2800 agentes da PSP foram feridos, e outros quatro morreram, o último, na passada semana, no Bairro da Cova da Moura, Amadora. De acordo com o assessor da Direcção Nacional da PSP, desde 1999 foram feridos em serviço 2799 agentes, dos quais resultaram 31 feridos graves, e ainda quatro...

Interpretar desejo de mudança

O Partido Ecologista «Os Verdes» considerou, domingo, que o PS tem a «responsabilidade de saber interpretar o desejo de mudança políticas» dos eleitores, depois de alcançar a maioria absoluta. Em comunicado, os ecologistas, que com o PCP forma a CDU, reagiram aos resultados das legislativas que deram uma maioria...

Aprovar enquanto é tempo...

A Assembleia Municipal de Gaia reuniu-se, quatro dias antes das eleições legislativas, para aprovar uma nova proposta de suspensão do PDM na zona Polis a tempo de ser apresentada na última reunião do anterior governo, dia 18 de Fevereiro.«Ficou assim demostrado que a maioria PSD/CDS-PP já se resignou ao facto de que o...

Cada cartaz, sua mentira!

Na última semana antes das eleições, a direita instalada na Câmara de Lisboa encheu a cidade com muitos «outdoors» enormes, com letras bem grandes, como que para gritar as mentiras de modo a parecerem mais verdades. Mas são mesmo modos de enganar os lisboetas e os visitantes. Damos aqui alguns exemplos.É mentira. • A...