Mais e melhor higiene urbana em Setúbal

O presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carlos de Sousa, anunciou, recentemente, que, comparativamente a 2002, existem «melhorias significativas» no concelho na área da higiene e limpeza pública.
Durante um encontro com a comunicação social, destinado ao balanço de três anos de gestão de resíduos sólidos urbanos, Carlos de Sousa afirmou que se «atingiu muito» em matéria de limpeza pública, naquela que é uma das «principais prioridades» do Executivo comunista.
Na apresentação, realizada nos Paços do Concelho, o autarca do PCP reconheceu que há ainda bastante trabalho a fazer, mas, sublinhou, a melhoria da higiene urbana passa, actualmente, por uma mudança de mentalidade da população no sentido de alterar determinados comportamentos cívicos. Carlos de Sousa considera que a solução passa por campanhas de sensibilização dos munícipes, mas também pela própria atitude dos cidadãos, que devem considerar o espaço público como colectivo.
O presidente da Câmara de Setúbal anunciou ainda que a Amarsul – Empresa Concessionária do Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos da Margem Sul do Tejo comunicou à autarquia que vai proceder, «muito brevemente», à recuperação das lixeiras do Viso e de Algeruz.
Aqueles espaços foram encerrados pela Câmara Municipal logo no início do mandato, tendo os refugos e rejeitados do processo de compostagem passado a ser encaminhados para o aterro sanitário que a empresa concessionária possui em Palmela.
Relativamente ao balanço da gestão municipal de resíduos sólidos urbanos (RSU), o vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, André Martins, reforçou as declarações de Carlos de Sousa, sublinhando que da «parte da autarquia foram criadas as condições fundamentais para se considerar a cidade e o concelho um dos mais limpos do País».
O vereador salientou também que a Câmara Municipal deu um «salto significativo» em matéria de limpeza urbana, anunciando que vai ser lançada uma nova campanha de sensibilização junto dos munícipes. Frisou, porém, que já não se observam nos cidadãos os mesmos comportamentos que se verificavam em 2002.

Sensibilizar a população

Durante o encontro, a técnica Filipa Fernandes, da área do Ambiente, apresentou ainda um resumo do trabalho realizado entre os anos de 2002 e 2005. Desde então, a autarquia aderiu à Amarsul, instalou quase três centenas de ecopontos e 366 papeleiras, contratou empresas para a prestação de serviços na área da higiene e limpeza e lançou a primeira campanha de sensibilização ambiental dirigida a toda a população.
Foi, igualmente, criada uma «Linha do Ambiente» (265 220 230), foram reforçados os circuitos de recolha diurna de RSU nas freguesias da periferia, adoptou-se a recolha selectiva de plástico transparente (PET) e foi aprovado o novo Regulamento de Gestão de Resíduos Sólidos, Higiene e Limpeza Pública do Município de Setúbal.
A Câmara Municipal iniciou o processo de recolha porta-a-porta de papel/cartão dos estabelecimentos comerciais e irá alargar a todo o concelho o projecto de recolha de resíduos de construção e demolição e aplicar o Regulamento Municipal de sobre Canídeos e Gatídeos, aprovado recentemente em reunião pública.
No final do encontro com os jornalistas foram entregues os prémios aos estabelecimentos de ensino que participaram no concurso «Arranjos Florais e Reciclagem», organizado no ano passado pela Câmara Municipal.
O jardim-de-infância n.º 3 dos Arcos, no escalão pré-escolar, e a Escola de Ensino Básico do Peixe Frito, no do 1.º ciclo, foram os estabelecimentos de ensino que ganharam o primeiro prémio da prova, que consistia na elaboração de arranjos florais a partir de material reciclado. Os vencedores receberam 400 euros, cada.


Mais artigos de: Nacional

Dinamizar o centro histórico do Seixal

A Freguesia do Seixal recebeu, no início do mês, mais uma jornada do Fórum Seixal - Encontros com a População, cujo objectivo é promover a participação dos munícipes na vida do concelho.

«O seguro morreu de velho»

O Sindicato dos Professores da Região Centro anunciou segunda-feira a reabertura dos gabinetes de apoio aos concursos de professores para prevenir «eventuais erros e anomalias» no processo de colocações.

«Os Verdes» contra a privatização da água

O Partido Ecologista «Os Verdes» realizou, no sábado, uma iniciativa denominada «Cegada Verde» que consistiu numa animação de rua e que teve como objectivo denunciar as questões relacionadas com a privatização da água.«A água é um recurso estratégico fundamental à vida e ao desenvolvimento. Só pode ser concebida como um...

Negócios com a água

A Câmara Municipal de Matosinhos aprovou, segunda-feira, com o voto contra da CDU, a concessão dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) a uma empresa privada. A proposta, que contou com 10 votos a favor (seis do PS e quatro da coligação PSD/PP) e o voto contra da CDU, prevê a concessão dos SMAS à Indaqua...

SMAS de Almada desmascaram burlões

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada alertaram, na passada semana, para uma tentativa de burla de pessoas que, fazendo-se passar por analistas químicos, procuravam vender um filtro para purificar a água de consumo doméstico.Em declarações à Lusa, o presidente dos SMAS, Henrique Carreira,...

MDM denuncia retrocesso social

Maria José Ribeiro, dirigente do Movimento Democrático das Mulheres (MDM), afirmou, domingo, no Porto, que, «na área dos direitos de reprodução das mulheres, está-se hoje a discutir em Portugal o mesmo que há 50 anos».«Depois da aprovação da interrupção voluntária da gravidez, em 1977, parece impossível que tenhamos...

Solidariedade com a Palestina

O movimento «Almada pela Paz», núcleo local do Conselho Português para a Paz e Cooperação, realizou, sábado, na Praça da Liberdade, em Almada, uma iniciativa de solidariedade com a Palestina, nomeadamente com as crianças palestinianas que se encontram privadas do direito à educação - que deveria ser universal - pela...

Governo favorece PSD na CM Lisboa

«Numa clara manobra de instrumentalização do aparelho de Estado a favor do PSD e da CML», o secretário de Estado do Ambiente mandou interromper o processo de avaliação de impacte ambiental da obra do túnel do Marquês de Pombal. A CDU da cidade de Lisboa, na nota que divulgou anteontem, frisa que tal acontece a poucos...