Juventude CDU

Leva a luta até ao voto

O panfleto da Juventude CDU está a ser distribuído em todo o país, em inúmeras iniciativas de propaganda das posições e propostas da coligação. «Leva a luta até ao voto» é o slogan que se lê na primeira página do documento, ilustrado pelo desenho de uma abelha a bater numa laranja enfeitada com alguns dos males do Governo PSD/CDS: desemprego, precariedade, propinas e aborto clandestino.
«Não são todos iguais», lê-se no interior. Emprego, habitação, educação, saúde, ambiente, paz e solidariedade são as grandes questões abordadas no folheto, apresentando o Pacote Laboral como uma forte afronta aos direitos dos trabalhadores, em particular dos jovens. Os 500 mil desempregados constituem uma grande preocupação da coligação, que propõe a revogação daquela legislação e a aprovação de leis que defendam os trabalhadores.
«A educação é um instrumento essencial para o desenvolvimento do País e é um direito fundamental de todos. A política de direita faz-te crer que só quem tem dinheiro deve ter acesso aos graus mais elevados de ensino. Aprender é um direito e garantir o ensino de qualidade é um dever do Estado. Combater os exames eliminatórios no ensino secundários e as propinas é uma luta central para a criação de condições sociais e económicas para o crescimento do País», defende a Juventude CDU.
A necessidade de um ambiente saudável como uma das forma de garantir a qualidade de vida das populações é sublinhado pela coligação. «O ambiente é de todos, mas quem o destrói são as grandes empresas e os interesses da exploração ambiental desenfreada. É urgente uma política de preservação ambiental que valoriza o magnífico património português e que respeite a natureza como fonte principal dos nossos recursos, assente numa política de redução, reciclagem e reutilização e não na incineração ou co-incineração, como propõe o PS.»
Estão previstas várias distribuições na próxima semana, nomeadamente em Viseu, na noite de sábado, nos bares da cidade; em arruadas em Almada e no Barreiro, sexta-feira e sábado, respectivamente; em vários concelhos de Braga e em Grândola, na segunda-feira; e em Odemira, na próxima terça-feira.


Mais artigos de: Juventude

«Está na tua mão mudar a situação!»

Domingo à noite foi dia de festa e de luta com a iniciativa da Juventude CDU, realizada no passado domingo na Cova da Piedade, em Almada. Peste & Sida e Forgotten Sons foram os artistas da noite, num palco pelo qual também passou o secretário-geral do PCP para umas breves mas certeiras palavras.

«Varrer a direita, votar CDU»

Cerca de 20 membros da JCP e apoiantes da CDU participaram no cortejo de Carnaval de Vila Real de Santo António. Primeiro, surgiam os «varridos» – Santana Lopes, Paulo Portas e José Sócrates – que distribuíam panfletos que diziam «Voltamos a prometer… aquilo que nunca cumprimos!». Depois apareciam os «varredores»:...

Novos «Tempos Modernos» no Cacém

A luta operária do início do século XX foi o tema de uma representação teatral realizada por um grupo de jovens da Organização Regional de Sintra da JCP durante um almoço de apoiantes da CDU, no Cacém, no domingo.Uma bancada de trabalho foi colocada num local central. No início da cena, os operários, cansados, são...