Peste & Sida com a Juventude CDU

«Está na tua mão mudar a situação!»

Domingo à noite foi dia de festa e de luta com a iniciativa da Juventude CDU, realizada no passado domingo na Cova da Piedade, em Almada. Peste & Sida e Forgotten Sons foram os artistas da noite, num palco pelo qual também passou o secretário-geral do PCP para umas breves mas certeiras palavras.

É necessário levar a luta ao voto na CDU, mas também quem não lutou

«Está na tua mão mudar a situação!» Foi com este refrão, de uma das suas mais conhecidas canções, que os Peste & Sida demonstraram, uma vez mais, o seu apoio à CDU e à necessidade de votar na coligação entre comunistas e ecologistas no próximo dia 20 de Fevereiro. Participando na iniciativa da Juventude CDU, no passado domingo, na Cova da Piedade, a mítica banda punk nacional não cessou de fazer a ligação entre os seus refrões de intervenção social e o momento eleitoral que se vive. E não raras vezes apelou directamente ao voto na CDU. Algumas delas empunhando, com convicção, uma bandeira rubra da coligação.
O resto – se for possível separar – foi puro rock, pura energia, pura revolta. Contra a «repressão policial, terrorismo oficial: alerta geral», contra os que se passaram «para o outro lado da barricada», contra o Governo PSD/PP, e a exploração a que obrigam os trabalhadores – tudo excertos de velhas e novas canções da banda entoadas pela juventude que participava na iniciativa.
O vocalista da banda, João San Payo, (apoiante da CDU), visivelmente agradado com a receptividade dos participantes, não poupava esforços – tal como o resto da banda – para darem o seu melhor naquilo que de bom sabem fazer: tocar boa música, com raiva e revolta contra o sistema, mas também – e sobretudo – com uma grande vontade de o transformar. E nisso todos – público e banda – estavam de acordo. Há que mudar. Mas mudar a sério!

Uma arma carregada de futuro

Apresentado pelo vocalista dos Peste & Sida como o «camarada Jerónimo de Sousa», o secretário-geral do PCP proferiu umas breves mas certeiras palavras, àquelas centenas de jovens confiantes num mundo melhor. Considerando que a luta dos jovens – trabalhadores e estudantes, do secundário, superior ou profissional – deu um enorme contributo para a derrota do Governo, o dirigente comunista saudou particularmente os comunistas pelo seu destacado papel na condução destas lutas.
Pegando no lema da Juventude CDU, recordou que é necessário levar a luta ao voto. Mas, frisou, mesmo os que, por uma ou outra razão, não lutaram mas que são prejudicados pela política do Governo, devem votar na CDU. A finalizar, o secretário-geral comunista apelou aos jovens para que «tomem o vosso futuro nas vossas mãos» e, «parafraseando alguém, a juventude é uma arma carregada de futuro».
Antes do secretário-geral do PCP, falou Mário Peixoto, dirigente da JCP e candidato pelo círculo de Setúbal. O jovem dirigente comunista destacou a necessidade de mudar a sério e afirmou que a juventude não precisa da precariedade e das propinas que o PSD, PP e PS propõem, nem das guerras deste Governo.
Antes, os Forgotten Sons tinham começado a noite, com um espectáculo que combinava o metal, com o rock sinfónico e o rock puro e simples.


Mais artigos de: Juventude

Leva a luta até ao voto

O panfleto da Juventude CDU está a ser distribuído em todo o país, em inúmeras iniciativas de propaganda das posições e propostas da coligação. «Leva a luta até ao voto» é o slogan que se lê na primeira página do documento, ilustrado pelo desenho de uma abelha a bater numa laranja enfeitada com alguns dos males do...

«Varrer a direita, votar CDU»

Cerca de 20 membros da JCP e apoiantes da CDU participaram no cortejo de Carnaval de Vila Real de Santo António. Primeiro, surgiam os «varridos» – Santana Lopes, Paulo Portas e José Sócrates – que distribuíam panfletos que diziam «Voltamos a prometer… aquilo que nunca cumprimos!». Depois apareciam os «varredores»:...

Novos «Tempos Modernos» no Cacém

A luta operária do início do século XX foi o tema de uma representação teatral realizada por um grupo de jovens da Organização Regional de Sintra da JCP durante um almoço de apoiantes da CDU, no Cacém, no domingo.Uma bancada de trabalho foi colocada num local central. No início da cena, os operários, cansados, são...