Vila Ferro indignada

Os comunistas de Lisboa visitaram no sábado a Vila Ferro, em Campolide, com o objectivo de alertar para a situação aflitiva em que vivem 70 famílias à espera de realojamento há quatro anos.
Durante a iniciativa, o PCP defendeu que é imperioso resolver a falta de condições de habitação daquele bairro lisboeta e acusou o actual Executivo camarário (PSD/CDS-PP) de ignorar a situação, apesar de ter prometido aos moradores que os ia realojar.
A esta acção de luta responderam afirmativamente os moradores de Vila Ferro que colocaram inúmeros cartazes e panos com frases de indignação pela situação vivida. Em declarações à comunicação social, João Mendes, da Comissão de Freguesia de Campolide do PCP, denunciou que «a actual gestão na Câmara de Lisboa, após as promessas vãs de realojamento dos moradores, responde agora com um profundo silêncio». Para os comunistas, «o Executivo camarário prefere ignorar a situação inacreditável e aflitiva em que habitam cerca de 70 famílias, entre as quais alguns idosos de idade bastante avançada».
João Mendes disse ainda que «não se compreende como é que há pessoas a morar naquelas condições, em casas parcialmente em ruínas e abarracadas, sem casa de banho, falta de limpeza urbana e de iluminação pública».
No final daquela acção de luta, os eleitos do PCP sublinharam que «os partidos não são todos iguais, que há um Partido, o PCP, que cumpre o que promete e que está na luta diária defendendo os interesses dos trabalhadores e dos mais desprotegidos». Garantiram ainda que tudo vão fazer para que as pessoas sejam realojadas.
Em Março de 2004, os comunistas apresentaram uma proposta ao Executivo com vista a requalificar aquele espaço. Os vereadores do PSD e do CDS-PP votaram contra.


Mais artigos de: Nacional

Governo quer regulamentar transgénicos

O Partido Ecologista «Os Verdes» considera extremamente grave a intenção do ministro da Agricultura de regulamentar a co-existência de culturas transgénicas e tradicionais, anunciada na semana passada.Os ecologistas classificam como «perfeitamente ilegítimo» o facto de um Governo dissolvido, com competência apenas para...

Exposição sobre IVG em Aveiro

O julgamento de mulheres por alegada prática de aborto em Aveiro realizou-se há um ano. A Organização Regional de Aveiro do PCP assinala a data com uma exposição de rua, que será inaugurada hoje à noite, em frente à Biblioteca da cidade, e com contacto com a população. Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU por Aveiro,...

Uma história de sucesso

A aldeia de Vilar de Mouros, Caminha, vai ter no próximo Verão um museu alusivo ao mais antigo festival português de rock.

Investir na população

A Câmara de Almada comprometeu-se a abrir este ano ao público o novo teatro da cidade, um dos investimentos previstos no plano de actividades e orçamento municipal para 2005.

Governo penaliza cultura

O presidente da Câmara de Setúbal pediu uma reunião urgente com a ministra da Cultura devido à falta de apoios financeiros do Governo às actividades culturais do concelho.

II Seminário Internacional do Tomate de Indústria

A Câmara Municipal de Mora vai realizar, sexta-feira, no Auditório do Parque de Feiras, o II Seminário Internacional do Tomate de Indústria. Esta iniciativa tem como objectivo reunir produtores e industriais, promovendo o debate em torno da cultura do tomate.O seminário abordará diversos temas, nomeadamente: «Os Aspectos...

Mudar para melhor

Jaime da Mata, antigo vereador da CDU na Câmara Municipal de Sintra, tomou posse, no domingo, como presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém, numa cerimónia que se realizou no Auditório da Corporação e que contou com a presença do Presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, do...