Orçamento aprovado em Almada

Investir na população

A Câmara de Almada comprometeu-se a abrir este ano ao público o novo teatro da cidade, um dos investimentos previstos no plano de actividades e orçamento municipal para 2005.

a devida comparticipação financeira do Governo

Avaliado em 90,5 milhões de euros, menos três milhões face a 2004, o orçamento da Câmara para este ano foi divulgado, na passada semana, à imprensa, na presença dos eleitos da maioria CDU. Com obra adjudicada em Junho de 2001, o novo teatro municipal de Almada deverá abrir portas este ano.
Também o início da recuperação dos núcleos históricos das freguesias de Cacilhas e Trafaria transita para 2005. Por seu lado, a construção dos pavilhões gimnodesportivos das escolas secundárias Anselmo de Andrade e Daniel Sampaio, cujo concurso público dos trabalhos é referenciado em 2002, avança em 2005 com dinheiros municipais.
A Câmara justifica a dilatação de prazos invocando a falta da devida comparticipação financeira do Governo.
Igualmente muito aguardada, a primeira fase das obras de recuperação de interiores e exteriores da Ermida de São Sebastião, em Almada, deverá iniciar-se este ano. A conclusão do estádio de futebol José Martins Vieira no Parque da Paz, assim como a construção do novo mercado do Laranjeiro e a aquisição de 301 casas para habitação social, são outros dos investimentos agendados.
Os constrangimentos colocados pelo Governo ao endividamento dos municípios para a contratação de empréstimos para habitação social são, mais uma vez, apontados pela autarquia como impeditivos para a conclusão do Programa Especial de Realojamento, destinado a erradicar as barracas.
O plano de actividades e orçamento de 2005 foi aprovado pela maioria CDU em sessão de câmara de Dezembro passado, com os votos contra dos eleitos do PS e PSD.


Mais artigos de: Nacional

Governo quer regulamentar transgénicos

O Partido Ecologista «Os Verdes» considera extremamente grave a intenção do ministro da Agricultura de regulamentar a co-existência de culturas transgénicas e tradicionais, anunciada na semana passada.Os ecologistas classificam como «perfeitamente ilegítimo» o facto de um Governo dissolvido, com competência apenas para...

Exposição sobre IVG em Aveiro

O julgamento de mulheres por alegada prática de aborto em Aveiro realizou-se há um ano. A Organização Regional de Aveiro do PCP assinala a data com uma exposição de rua, que será inaugurada hoje à noite, em frente à Biblioteca da cidade, e com contacto com a população. Ilda Figueiredo, cabeça de lista da CDU por Aveiro,...

Uma história de sucesso

A aldeia de Vilar de Mouros, Caminha, vai ter no próximo Verão um museu alusivo ao mais antigo festival português de rock.

Governo penaliza cultura

O presidente da Câmara de Setúbal pediu uma reunião urgente com a ministra da Cultura devido à falta de apoios financeiros do Governo às actividades culturais do concelho.

II Seminário Internacional do Tomate de Indústria

A Câmara Municipal de Mora vai realizar, sexta-feira, no Auditório do Parque de Feiras, o II Seminário Internacional do Tomate de Indústria. Esta iniciativa tem como objectivo reunir produtores e industriais, promovendo o debate em torno da cultura do tomate.O seminário abordará diversos temas, nomeadamente: «Os Aspectos...

Vila Ferro indignada

Os comunistas de Lisboa visitaram no sábado a Vila Ferro, em Campolide, com o objectivo de alertar para a situação aflitiva em que vivem 70 famílias à espera de realojamento há quatro anos. Durante a iniciativa, o PCP defendeu que é imperioso resolver a falta de condições de habitação daquele bairro lisboeta e acusou o...

Mudar para melhor

Jaime da Mata, antigo vereador da CDU na Câmara Municipal de Sintra, tomou posse, no domingo, como presidente da Direcção da Associação dos Bombeiros Voluntários de Agualva – Cacém, numa cerimónia que se realizou no Auditório da Corporação e que contou com a presença do Presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, do...