Acessos, horários, apoio aos delegados

Informações úteis

Como ir e voltar

Há várias formas de ir e voltar do Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», onde se realiza o XVII Congresso do PCP. Em viatura própria, basta sair para Almada e seguir depois o caminho indicado no mapa, bem como as indicações que estarão colocadas na cidade.
De transportes colectivos, as hipóteses são variadas.
Se a opção for o barco (Cais do Sodré-Cacilhas), útil sobretudo para quem se desloca dos concelhos da Linha de Cascais, há que apanhar, em Cacilhas, o autocarro para o Feijó ou para o Almada Fórum (via Pavilhão). Mas muitos outros podem servir: Qualquer autocarro que pare em frente à Igreja nova da Cova da Piedade poderá ser utilizado, visto a paragem ficar a poucos minutos do recinto. Vindo da Praça de Espanha, em Lisboa, há que apanhar o autocarro 162, para o Miratejo, saindo na mesma paragem.
Se a opção for o comboio, quer se venha do Norte ou do Sul, a estação de saída deverá ser Corroios, apanhando em seguida o autocarro C3, da SulFertagus, para o Bairro Bento Gonçalves. Saindo no Pragal, o autocarro deverá ser o P2, para o Laranjeiro, saindo na paragem da Igreja nova.

Apoio aos delegados

Alojamentos e bagageiras

Os camaradas que solicitaram alojamento deverão dirigir-se à banca de apoio aos delegados, que funciona no recinto do Congresso durante os três dias. Na sexta-feira, a banca funciona durante todo o dia, entre as 9 e as 20 horas. No sábado, entre as 9 e as 18 horas, e no domingo das 9 às 13 horas. Mas há outras alternativas. Quem o desejar, poderá ficar hospedado em dois locais: A Pousada de Juventude do Pragal e o Centro de Bem-Estar da Costa da Caparica. Também para este efeito, os camaradas devem-se dirigir à banca de apoio. Perto desta, funcionará a bagageira.

Refeições

Os serviços de apoio ao Congresso colocarão ao dispor dos delegados senhas de refeição, a 7,5 euros, para as refeições servidas nos refeitórios instalados em duas colectividades locais, o Clube Recreativo do Feijó e o Clube de Instrução e Recreio do Laranjeiro.
Quem optar, pode comer nos muitos restaurantes existentes na zona. No Congresso será distribuído um mapa com alguns dos restaurantes. Para refeições ligeiras e café, está instalado nas imediações do pavilhão um conjunto de bares.

Livro do Congresso

Os documentos do órgão supremo do Partido – o Congresso – são de leitura e estudo indispensáveis para todos os militantes, pois neles se estabelece a linha política, a orientação e organização do PCP. Como tem acontecido com anteriores congressos, também os materiais relativos aos trabalhos do XVII Congresso serão publicados em livro.
Com vista a facilitar a sua aquisição pelos militantes, o PCP decidiu estabelecer um preço especial para quem fizer a sua aquisição antecipada: 12 euros. O preço de venda posterior à saída do livro, nos Centros de Trabalho do PCP, será de 15 euros.
A compra antecipada permite, ainda, aos seus subscritores, receberem o livro em suas casas e sem pagamento de quaisquer portes de correio. Para o efeito, basta entregar a Ficha de Aquisição Antecipada e fazerem, de imediato, o pagamento respectivo na banca que a Editorial Avante! manterá no recinto do Congresso ou enviarem-na, juntamente com o respectivo cheque ou vale de correio, para a Editora, até 31 de Dezembro de 2004. Quem optar pelo primeiro método, terá de solicitar a aposição do carimbo da Editorial Avante!, comprovativo do pagamento.

Teatro para delegados e convidados

A propósito da realização em Almada do XVII Congresso do PCP, a Companhia de Teatro de Almada e o Teatro Extremo põem à disposição dos delegados ao Congresso duas peças de teatro, com condições especiais para os delegados e convidados ao Congresso. Para usufruir destas vantagens, é necessária a apresentação dos respectivos cartões.
A Companhia de Teatro de Almada tem em cena a peça A purga do bebé, de Georges Feydeau, com encenação de Vítor Gonçalves. Em cena desde Outubro, a elevada afluência de público «obrigou» ao alargamento da sua carreira em cena até ao final deste mês.
A purga do bebé é uma hilariante comédia, na qual o dramaturgo francês manifesta o seu antimilitarismo através ironia e da crítica às classes dominantes da sociedade. A peça encontra-se em cena de Quarta a Sábado, às 21.30 horas, e no Domingo às 16 horas, no Teatro Municipal de Almada (na Rua Conde de Ferreira). As reservas poderão ser feitas através dos telefones 212752175 e 212756567.
Já o Teatro Extremo apresenta a peça Os Saltimbancos, inspirada numa obra do cantautor brasileiro Chico Buarque. Na peça, uma gata, uma galinha, um jumento e um cão, desiludidos com o tratamento recebido pelos seus patrões e envolvidos por um sistema opressor que os impede de reivindicarem os seus direitos, abandonam os seus postos e, unidos, buscam a tão sonhada liberdade. Tornam-se saltimbancos e formam um conjunto musical, tentando alcançar o sucesso. No caminho, encontram os seus antigos patrões e resolvem vingar-se. O espectáculo estará em cena no sábado, pelas 22 horas, no Clube Recreativo do Feijó, junto ao local do Congresso.


Mais artigos de: PCP

Apoiar a reconstrução do CT

As obras de reconstrução do Centro de Trabalho do PCP em Viana do Castelo, destruído em 2000, na sequência de um violento incêndio, começaram finalmente, na primeira quinzena do mês. A direcção regional do PCP (DORVIC) destaca que as obras «agora iniciadas irão obrigar a um vultuoso investimento, cujo montante ultrapassa...

Reforçar o PCP

Apesar da preparação do Congresso, muitas organizações partidárias realizam as suas assembleias de organização. O reforço do Partido é o grande objectivo.

Contra o encerramento da maternidade

O PCP está contra o encerramento da maternidade do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Entendem os comunistas locais, em nota da sua direcção da organização regional, que este encerramento, a ir para a frente, se insere no ataque do Governo PSD/PP aos serviços públicos de saúde. Uma vez encerrada a maternidade na Guarda,...

PT é <em>Santa Casa</em>

O rodshow que o Grupo PT tem vindo a fazer, com a presença do seu presidente Horta e Costa, por várias cidades do País, nomeadamente Coimbra, mereceu a crítica do Sector de Comunicações de Coimbra do PCP, para quem os seus os avultados custos não se traduzirão pela resolução de qualquer dos problemas da PT, seja da falta...

<em>Avante!</em> nas ruas

Tendo sido o número passado do Avante! alvo de uma venda especial – devido ao suplemento acerca da nova lei das rendas –, por todo o País se organizaram brigadas de venda do órgão central do Partido. Nas empresas, nas ruas, nos terminais e estações de transportes públicos, e um pouco por todo o lado, era possível ver...

Rectificação

Por lapso, na edição passada, no texto referente ao comício de Gondomar contra o desemprego, no qual participou Jerónimo de Sousa, afirmámos que Pimenta Dias era membro da Comité Central e da DORP do PCP, o que não corresponde à verdade. Pimenta Dias é, sim, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Gondomar.

Democracia e Socialismo

Ao mesmo tempo que se iniciavam os trabalhos de implantação do XVII Congresso do PCP, que se realiza entre amanhã e domingo no Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», reunia-se o Comité Central do PCP. Nesta reunião, a última antes do Congresso, realizada nos dias 19 e 20, aprovou-se o Projecto de Resolução Política e de alteração aos Estatutos, a proposta de composição do Comité Central, bem como outros aspectos de funcionamento e organização. Eis, na íntegra, o comunicado.

Proposta para o novo Comité Central

O Comité Central, no âmbito das suas competências estatutárias, aprovou, na reunião dos passados dias 19 e 20, a proposta de composição do futuro Comité Central, a submeter à discussão e aprovação do Congresso do próximo fim-de-semana. A negro surge a identificação dos camaradas que não fazem parte do actual CC e que se propõe que integrem a proposta a ser eleita no Congresso.

Estímulo para assinar o <em>Avante!</em>

Aproximando-se a exibição pública do filme e da série de televisão Até Amanhã, Camaradas, a Editorial Avante! decidiu reeditar o romance com o mesmo título, da autoria de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), numa edição especial, ilustrada por Rogério Ribeiro. O livro tem o preço de capa de 19,95 euros.Com o objectivo de...