XVII Congresso do PCP começa amanhã, em Almada

Democracia e Socialismo

Ao mesmo tempo que se iniciavam os trabalhos de implantação do XVII Congresso do PCP, que se realiza entre amanhã e domingo no Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», reunia-se o Comité Central do PCP. Nesta reunião, a última antes do Congresso, realizada nos dias 19 e 20, aprovou-se o Projecto de Resolução Política e de alteração aos Estatutos, a proposta de composição do Comité Central, bem como outros aspectos de funcionamento e organização. Eis, na íntegra, o comunicado.
1. O Comité Central do PCP reunido nos dias 19 e 20 de Novembro procedeu ao balanço dos trabalhos preparatórios do XVII Congresso e tomou um conjunto de decisões relativas ao funcionamento do Congresso.

2. O Comité Central tomou conhecimento do debate realizado em todas as Organizações do Partido em torno das Teses (Projecto de Resolução Política) e do Projecto de alteração aos Estatutos e discutiu e aprovou as alterações introduzidas nos respectivos documentos a apresentar aos delegados e que resultaram das contribuições dos militantes, visando o seu aperfeiçoamento e enriquecimento.

3. O Comité Central discutiu e aprovou igualmente a proposta de lista do novo Comité Central a submeter à discussão e aprovação pelos delegados ao XVII congresso.

A proposta do novo Comité Central elaborada em conformidade com os critérios definidos pelo actual Comité Central, nomeadamente a necessidade de manter as características essenciais do Comité Central, assegurar a sua renovação e rejuvenescimento, uma composição social, regional e sectorial diversificada, no quadro da uma composição de maioria de operários e empregados e com condições para poder desempenhar as suas cabais responsabilidades como organismo a quem cabe a orientação superior de trabalho político, ideológico e de organização do Partido.
A proposta do novo Comité Central será publicada na próxima edição do Avante!.

4. O Comité Central reafirma a sua confiança na realização do XVII Congresso e que as suas decisões e orientações contribuirão para o reforço da coesão e das características essenciais do Partido e a afirmação dos seus ideais e papel imprescindível na sociedade portuguesa.

O Comité Central do PCP
20 de Novembro de 2004



Horário do Congresso

Sexta-feira, 26

1.ª sessão: Das 11 às 13.15 horas

2.ª sessão: Das 15 às 20.30 horas
(intervalo das 17 às 17.30 horas)

Sábado, 27

3.ª sessão: Das 09.30 às 13.15 horas
(intervalo das 11 às 11.30 horas)

4.ª sessão: Das 15.00 às 17.30 horas

5.ª sessão: Das 18.15 às 20.30 horas (Sessão reservada aos delegados)

Domingo, 28

6.ª sessão: Das 09.30 às 13 horas
(intervalo das 11.30 às 11.45 horas)

Apelo aos delegados

O registo de presença dos delegados efectua-se por leitura óptica antes do início da primeira sessão do Congresso, na manhã de sexta-feira. Assim, apela-se aos delegados para que estejam presentes no recinto pelas 10 horas, para que tudo decorra nos horários previstos e de modo a evitar atrasos desnecessários que só prejudicariam o funcionamento do Congresso.
Chama-se ainda a atenção para a necessidade de proteger o cartão de delegado, de forma a evitar a deterioração da etiqueta onde está configurado o código de leitura óptica.


Mais artigos de: PCP

Apoiar a reconstrução do CT

As obras de reconstrução do Centro de Trabalho do PCP em Viana do Castelo, destruído em 2000, na sequência de um violento incêndio, começaram finalmente, na primeira quinzena do mês. A direcção regional do PCP (DORVIC) destaca que as obras «agora iniciadas irão obrigar a um vultuoso investimento, cujo montante ultrapassa...

Reforçar o PCP

Apesar da preparação do Congresso, muitas organizações partidárias realizam as suas assembleias de organização. O reforço do Partido é o grande objectivo.

Contra o encerramento da maternidade

O PCP está contra o encerramento da maternidade do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Entendem os comunistas locais, em nota da sua direcção da organização regional, que este encerramento, a ir para a frente, se insere no ataque do Governo PSD/PP aos serviços públicos de saúde. Uma vez encerrada a maternidade na Guarda,...

PT é <em>Santa Casa</em>

O rodshow que o Grupo PT tem vindo a fazer, com a presença do seu presidente Horta e Costa, por várias cidades do País, nomeadamente Coimbra, mereceu a crítica do Sector de Comunicações de Coimbra do PCP, para quem os seus os avultados custos não se traduzirão pela resolução de qualquer dos problemas da PT, seja da falta...

<em>Avante!</em> nas ruas

Tendo sido o número passado do Avante! alvo de uma venda especial – devido ao suplemento acerca da nova lei das rendas –, por todo o País se organizaram brigadas de venda do órgão central do Partido. Nas empresas, nas ruas, nos terminais e estações de transportes públicos, e um pouco por todo o lado, era possível ver...

Rectificação

Por lapso, na edição passada, no texto referente ao comício de Gondomar contra o desemprego, no qual participou Jerónimo de Sousa, afirmámos que Pimenta Dias era membro da Comité Central e da DORP do PCP, o que não corresponde à verdade. Pimenta Dias é, sim, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Gondomar.

Proposta para o novo Comité Central

O Comité Central, no âmbito das suas competências estatutárias, aprovou, na reunião dos passados dias 19 e 20, a proposta de composição do futuro Comité Central, a submeter à discussão e aprovação do Congresso do próximo fim-de-semana. A negro surge a identificação dos camaradas que não fazem parte do actual CC e que se propõe que integrem a proposta a ser eleita no Congresso.

Informações úteis

Como ir e voltarHá várias formas de ir e voltar do Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», onde se realiza o XVII Congresso do PCP. Em viatura própria, basta sair para Almada e seguir depois o caminho indicado no mapa, bem como as indicações que estarão colocadas na cidade.De transportes colectivos, as...

Estímulo para assinar o <em>Avante!</em>

Aproximando-se a exibição pública do filme e da série de televisão Até Amanhã, Camaradas, a Editorial Avante! decidiu reeditar o romance com o mesmo título, da autoria de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), numa edição especial, ilustrada por Rogério Ribeiro. O livro tem o preço de capa de 19,95 euros.Com o objectivo de...