No Hospital Sousa Martins

Contra o encerramento da maternidade

O PCP está contra o encerramento da maternidade do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Entendem os comunistas locais, em nota da sua direcção da organização regional, que este encerramento, a ir para a frente, se insere no ataque do Governo PSD/PP aos serviços públicos de saúde.
Uma vez encerrada a maternidade na Guarda, os partos teriam de ser realizados no hospital da Cova da Beira, na Covilhã. Para aqui serão também encaminhadas as parturientes de Castelo Branco, cuja maternidade poderá, também, encerrar, denunciam os comunistas da Guarda.
Para a DORG, o encerramento de maternidades em zonas do interior, «em muitos casos com longas distâncias a percorrer em estradas sinuosas e degradadas constituem, por si só, um perigo para as parturientes e recém-nascidos». Além do mais, é necessário um acompanhamento de proximidade, com regularidade de consultas e exames de diagnóstico essenciais.
Os comunistas da Guarda repudiam o estudo da Comissão de Saúde Materno-Infantil, que foi entregue ao Ministério da Saúde, que defende «tão absurda solução». O PCP acusa o Bastonário da Ordem dos Médicos, Germano de Sousa, de utilizar argumentos falaciosos para defender o encerramento da maternidade, nomeadamente a suposta criação de um serviço de «excelência» no hospital da Covilhã. Esta posição, defende a DORG, «ignora as realidades do distrito e não tem em conta o elevado número de nascimentos, cerca de mil em 2003, e a existência de equipas de saúde completas».
Para o PCP, as recentes declarações do Ministro da Saúde, que afirmou serem «meras especulações» as notícias que dão como certo o encerramento da maternidade, não devem sossegar as populações. Os comunistas opõem-se ao eventual encerramento da maternidade e apelam à população local para que se mobilize em defesa deste serviço público.


Mais artigos de: PCP

Apoiar a reconstrução do CT

As obras de reconstrução do Centro de Trabalho do PCP em Viana do Castelo, destruído em 2000, na sequência de um violento incêndio, começaram finalmente, na primeira quinzena do mês. A direcção regional do PCP (DORVIC) destaca que as obras «agora iniciadas irão obrigar a um vultuoso investimento, cujo montante ultrapassa...

Reforçar o PCP

Apesar da preparação do Congresso, muitas organizações partidárias realizam as suas assembleias de organização. O reforço do Partido é o grande objectivo.

PT é <em>Santa Casa</em>

O rodshow que o Grupo PT tem vindo a fazer, com a presença do seu presidente Horta e Costa, por várias cidades do País, nomeadamente Coimbra, mereceu a crítica do Sector de Comunicações de Coimbra do PCP, para quem os seus os avultados custos não se traduzirão pela resolução de qualquer dos problemas da PT, seja da falta...

<em>Avante!</em> nas ruas

Tendo sido o número passado do Avante! alvo de uma venda especial – devido ao suplemento acerca da nova lei das rendas –, por todo o País se organizaram brigadas de venda do órgão central do Partido. Nas empresas, nas ruas, nos terminais e estações de transportes públicos, e um pouco por todo o lado, era possível ver...

Rectificação

Por lapso, na edição passada, no texto referente ao comício de Gondomar contra o desemprego, no qual participou Jerónimo de Sousa, afirmámos que Pimenta Dias era membro da Comité Central e da DORP do PCP, o que não corresponde à verdade. Pimenta Dias é, sim, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Gondomar.

Democracia e Socialismo

Ao mesmo tempo que se iniciavam os trabalhos de implantação do XVII Congresso do PCP, que se realiza entre amanhã e domingo no Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», reunia-se o Comité Central do PCP. Nesta reunião, a última antes do Congresso, realizada nos dias 19 e 20, aprovou-se o Projecto de Resolução Política e de alteração aos Estatutos, a proposta de composição do Comité Central, bem como outros aspectos de funcionamento e organização. Eis, na íntegra, o comunicado.

Proposta para o novo Comité Central

O Comité Central, no âmbito das suas competências estatutárias, aprovou, na reunião dos passados dias 19 e 20, a proposta de composição do futuro Comité Central, a submeter à discussão e aprovação do Congresso do próximo fim-de-semana. A negro surge a identificação dos camaradas que não fazem parte do actual CC e que se propõe que integrem a proposta a ser eleita no Congresso.

Informações úteis

Como ir e voltarHá várias formas de ir e voltar do Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», onde se realiza o XVII Congresso do PCP. Em viatura própria, basta sair para Almada e seguir depois o caminho indicado no mapa, bem como as indicações que estarão colocadas na cidade.De transportes colectivos, as...

Estímulo para assinar o <em>Avante!</em>

Aproximando-se a exibição pública do filme e da série de televisão Até Amanhã, Camaradas, a Editorial Avante! decidiu reeditar o romance com o mesmo título, da autoria de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), numa edição especial, ilustrada por Rogério Ribeiro. O livro tem o preço de capa de 19,95 euros.Com o objectivo de...