Assembleias de organização

Reforçar o PCP

Apesar da preparação do Congresso, muitas organizações partidárias realizam as suas assembleias de organização. O reforço do Partido é o grande objectivo.

Levar o PCP para junto dos tra­ba­lha­dores é o ob­jec­tivo cen­tral

Reforçar a intervenção e organização do Partido no concelho é o grande objectivo dos comunistas de Cascais, que realizaram, no passado dia 14, a sua 10.ª assembleia de organização concelhia. A grande maioria das quase duas dezenas de intervenções realizadas na assembleia destacaram precisamente esta importância para a dinamização da luta e do protesto dos trabalhadores e das populações contra a política de direita, no Governo ou na autarquia. E destacam os combates travados no Es­toril Sol e na Eu­ro­nadel.
Foi ainda realçada a importância de trazer o Partido para a rua, nomeadamente através de bancas de venda do Avante!, como forma de contactar com as pessoas e abordar os problemas concretos. Intervir mais no movimento associativo é também uma das prioridades dos comunistas de Cascais.
A gestão do PSD/PP da autarquia de Cascais foi alvo de fortes críticas na Assembleia do PCP. Para os comunistas, esta gestão não resolve os problemas concretos do concelho, optando antes por «acções de propaganda e mediatização».
No final da Assembleia, procedeu-se às votações. Foi eleita a nova Comissão Concelhia, com 42 membros, 15 dos quais integrarão o organismo pela primeira vez. A resolução política foi também aprovada.
No final, Jorge Cordeiro, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central, fez uma intervenção, na qual apelou aos militantes do concelho de Cascais para que se mobilizem para as importantes e exigentes tarefas políticas que se colocam aos comunistas.

Ca­daval

«Sim é possível! Um PCP mais forte no Cadaval!» foi o lema da 2.ª Assembleia da Organização Concelhia do Cadaval do PCP, que contou com a presença de Júlio Vintém, do Comité Central.
A assembleia fez o balanço da actividade partidária nos últimos anos, definiu as linhas de orientação de trabalho imediatas e elegeu a nova Comissão Concelhia.
Depois de apreciar a actividade partidária, os participantes definiram algumas linhas de trabalho visando o reforço do Partido.
O projecto de resolução política, debatido pelos camaradas presentes, foi aprovado por unanimidade, tal como a nova Comissão Concelhia. O organismo de direcção eleito é constituído por 15 membros, sendo que quatro são operários, cinco são empregados, um é intelectual, dois são agricultores e três pequenos ou médios empresários. Destes, quatro foram eleitos pela primeira vez para o órgão.
Entre as propostas constantes na Resolução Política, algumas prendem-se com o reforço da militância, a estruturação da organização, o alargamento do núcleo activo, o aumento do número de camaradas com tarefas e responsabilidades regulares, uma maior ligação aos membros do Partido.
Reforçar a intervenção e a organização do Partido é a principal tarefa que os comunistas colocam a si próprios para os próximos anos. O sucesso deste propósito é fundamental para determinar a capacidade de resposta à ofensiva do Governo e a busca de caminhos alternativos. Definida pela assembleia foi a necessidade de se aprofundar a ligação aos trabalhadores.
Fazer chegar mais longe a voz do Partido é outros dos objectivos, pois é necessário alargar a difusão do Avante! e de O Mi­li­tante, considerando que tal só é possível se assente na organização partidária.


Mais artigos de: PCP

Apoiar a reconstrução do CT

As obras de reconstrução do Centro de Trabalho do PCP em Viana do Castelo, destruído em 2000, na sequência de um violento incêndio, começaram finalmente, na primeira quinzena do mês. A direcção regional do PCP (DORVIC) destaca que as obras «agora iniciadas irão obrigar a um vultuoso investimento, cujo montante ultrapassa...

Contra o encerramento da maternidade

O PCP está contra o encerramento da maternidade do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Entendem os comunistas locais, em nota da sua direcção da organização regional, que este encerramento, a ir para a frente, se insere no ataque do Governo PSD/PP aos serviços públicos de saúde. Uma vez encerrada a maternidade na Guarda,...

PT é <em>Santa Casa</em>

O rodshow que o Grupo PT tem vindo a fazer, com a presença do seu presidente Horta e Costa, por várias cidades do País, nomeadamente Coimbra, mereceu a crítica do Sector de Comunicações de Coimbra do PCP, para quem os seus os avultados custos não se traduzirão pela resolução de qualquer dos problemas da PT, seja da falta...

<em>Avante!</em> nas ruas

Tendo sido o número passado do Avante! alvo de uma venda especial – devido ao suplemento acerca da nova lei das rendas –, por todo o País se organizaram brigadas de venda do órgão central do Partido. Nas empresas, nas ruas, nos terminais e estações de transportes públicos, e um pouco por todo o lado, era possível ver...

Rectificação

Por lapso, na edição passada, no texto referente ao comício de Gondomar contra o desemprego, no qual participou Jerónimo de Sousa, afirmámos que Pimenta Dias era membro da Comité Central e da DORP do PCP, o que não corresponde à verdade. Pimenta Dias é, sim, vereador eleito pela CDU na Câmara Municipal de Gondomar.

Democracia e Socialismo

Ao mesmo tempo que se iniciavam os trabalhos de implantação do XVII Congresso do PCP, que se realiza entre amanhã e domingo no Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», reunia-se o Comité Central do PCP. Nesta reunião, a última antes do Congresso, realizada nos dias 19 e 20, aprovou-se o Projecto de Resolução Política e de alteração aos Estatutos, a proposta de composição do Comité Central, bem como outros aspectos de funcionamento e organização. Eis, na íntegra, o comunicado.

Proposta para o novo Comité Central

O Comité Central, no âmbito das suas competências estatutárias, aprovou, na reunião dos passados dias 19 e 20, a proposta de composição do futuro Comité Central, a submeter à discussão e aprovação do Congresso do próximo fim-de-semana. A negro surge a identificação dos camaradas que não fazem parte do actual CC e que se propõe que integrem a proposta a ser eleita no Congresso.

Informações úteis

Como ir e voltarHá várias formas de ir e voltar do Pavilhão Municipal dos Desportos «Cidade de Almada», onde se realiza o XVII Congresso do PCP. Em viatura própria, basta sair para Almada e seguir depois o caminho indicado no mapa, bem como as indicações que estarão colocadas na cidade.De transportes colectivos, as...

Estímulo para assinar o <em>Avante!</em>

Aproximando-se a exibição pública do filme e da série de televisão Até Amanhã, Camaradas, a Editorial Avante! decidiu reeditar o romance com o mesmo título, da autoria de Manuel Tiago (Álvaro Cunhal), numa edição especial, ilustrada por Rogério Ribeiro. O livro tem o preço de capa de 19,95 euros.Com o objectivo de...