Chávez quer democratizar a terra

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou no domingo, no programa televisivo «Alô Presidente», a sua intenção de avançar para profundas transformações na agricultura, bem como na situação que actualmente apresenta o uso, posse e aproveitamento das terras produtivas.
«Chegou a hora de democratizar a terra na Venezuela e quero o plano jurídico, político e integral da democratização das terras, com a participação das comunidades», declarou Chávez.
O presidente da Venezuela convocou os grandes proprietários que possuam terra improdutiva para que contactem o governo no sentido de perceber qual a melhor maneira de inverter esta situação, de modo a suprimir as carências alimentares da população e a favorecer o desenvolvimento económico do país.
Para começar, o ministro da Defesa e o chefe do comando unificado das Forças Armadas preparam-se para divulgar, no prazo de duas semanas, um estudo acerca da estrutura fundiária do país, nomeadamente ao nível dos latifúndios e das terras improdutivas.
«Terras para os camponeses, terra para quem a trabalha», foi a palavra de ordem avançada pelo presidente Chávez, exortando todas as pessoas, organismos, ministérios e entidades relacionadas com a terra ou com a agricultura a pôr ao serviço destes objectivos as suas capacidades e competências. Para Chávez, trata-se de levar à prática um ponto do programa da Revolução Bolivariana, expresso, aliás, na Constituição do país.


Mais artigos de: Internacional

Meio milhão em Nova Iorque pela paz

Cerca de meio milhão de pessoas desfilou no domingo em Nova Iorque, bastião democrata, protestando contra a política de guerra e ódio seguida pelos EUA.

Cuba rompe relações com Panamá

Cuba rompeu as relações diplomáticas com o Panamá, na passada semana, e acusa as autoridades panamianas de envolvimento com o terrorismo anticubano.

A conspiração do silêncio

«Um silêncio aterrador prevalece acerca da devastação que está a ser infligida ao povo do Iraque. Após terem posto em cena um show de transferência de poder para as autoridades iraquianas, os EUA intensificaram as operações militares para acabar com tudo que ouse recusar a ocupação.»A acusação é o Grupo de Coordenação...

Exemplo de participação popular

A vitória do presidente Hugo Chávez Frias no refendo revogatório de 15 de Agosto não surgiu por acaso. Quando estive no início de Julho, na Venezuela, mesmo que brevemente, e depois, em Agosto, na semana que antecedeu o referendo, nas visitas que fizemos aos bairros pobres da zona de Caracas, sentimos o apoio às...