Educação

Portugal parado

Portugal foi o único país da União Europeia, a 15, onde a percentagem da população com ensino secundário ou superior não registou qualquer evolução entre 1992 e 2001, mantendo-se em 20 por cento, segundo um relatório da OCDE.
Nas perspectivas económicas para a zona euro, a Organização para a Cooperação e desenvolvimento Económicos (OCDE) indica que Portugal manteve o último lugar naquele indicador e reforçou o seu atraso, enquanto a Irlanda foi o país que mais progrediu.
A Espanha, segundo pior neste indicador, tinha em 2001 cerca de 40 por cento da sua população com ensino secundário ou superior, enquanto na Itália a percentagem era de 43 por cento, segundo os números da OCDE.
Com 28 investigadores por cada 10 mil activos em 2001, a Itália ocupava a pior posição da União Europeia neste indicador, sendo o único país dos 15 a registar um recuo entre 1990 e 2001.
Portugal segue em penúltimo lugar, a par com a Grécia, com 33 investigadores por 10 mil activos em 2001, embora tenha evoluído em comparação com os 12 investigadores por 10 mil activos de que dispunha em 1990.


Mais artigos de: Europa

Um presidente das direitas

A eleição de Durão Barroso para presidente da Comissão Europeia, na passada quinta-feira, 22, representa a continuação das políticas neoliberais.

Três notas de reportagem

1. A lata Mão esquerda no bolso das calças, mão direita gesticulando. Com o à-vontade de quem não tem vergonha. Exultante mas não exaltante, excitado mas nada excitante, exuberante mas longe de excelente, eis o ex-primeiro ministro português e candidato a Presidente da Comissão.Tão cheio de si que vazio. Recusando,...

Direitos contra emprego

O Sindicato alemão IG Metall aceitou na madrugada de sexta-feira, 23, o plano de redução de custos imposto pelo construtor automóvel DaimlerChrysler.

Comissão do Emprego<br>escolhe Ilda Figueiredo

O Parlamento Europeu definiu na passada semana a composição das suas 20 comissões e de duas subcomissões parlamentares, tendo atribuído à deputada do PCP a vice-presidência da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais. Ilda Figueiredo é ainda membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros.O segundo...

Crónica de Estrasburgo<br> <em>- 22 de Julho de 2004</em>

A sessão plenária de Julho do Parlamento Europeu não foi uma mera sessão antes de férias. Entraram os eleitos a 13 de Junho, renovando-se 70% dos que representavam os anteriores 15 Estados-membros e somando-se-lhe os que vieram em representação dos 10 novos Estados-membros. E foi a sessão em que se fez a necessária...