Bolsas insuficientes

A Associação que representa os investigadores bolseiros (ABIC) lamentou, sexta-feira, que o concurso para projectos científicos abertos pela tutela imponha um limite máximo ao orçamento para recursos humanos que considera insuficiente para atribuir bolsas.
Em comunicado, a ABIC «lamenta o limite máximo, de 25 mil euros, imposto pelo regulamento ao orçamento para Recursos Humanos», lembrando que o concurso esteve sem abrir durante dois anos. Neste sentido, a associação classifica a medida de «inédita e sem paralela em anos anteriores», indicando que «não permite sequer a atribuição de uma bolsa de investigação ou de uma bolsa de técnico de investigação durante o período total de duração do projecto, três anos».
Os representantes dos investigadores que usufruem de bolsa para projectos científicos, mais de sete mil em Portugal, lamentam ainda «não estar prevista a contratação - com contratos de trabalho - de investigadores para a realização do plano de trabalho do projecto». Desta forma, questionam a «viabilidade de concretização dos projectos» e a «seriedade da anunciada intenção de promoção do emprego científico».
A ABIC alerta também para o facto do formulário da candidatura (rubrica Recursos Humanos) não prever «o pagamento de Seguro Social Voluntário que, nos termos da lei, é da responsabilidade da entidade financeira».
No início deste mês foram aprovadas na Assembleia da República um conjunto de alterações ao estatuto dos bolseiros, consideradas, no entanto, insuficientes pela ABIC.


Mais artigos de: Nacional

Razão ao PCP

O provedor da Justiça dá razão ao PCP do Barreiro na queixa apresentada contra a invocada recusa do presidente da autarquia em publicar no boletim municipal a actividade e opinião da vereação comunista.

Portugal está menos competitivo

Portugal caiu três lugares na lista dos países mais desenvolvidos do mundo, ocupando agora a 26.ª posição do ranking estabelecido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

Negócio de milhões

A Câmara de Gondomar e a Direcção Regional do Ambiente autorizaram, em 2001, a deposição de resíduos tóxicos no Alto do Gódeo. A CDU denunciou este caso e acusa-os mentir à população.

Visita ao concelho de Trofa

Dando continuidade ao trabalho regular de contacto com a população e os problemas locais, Honório Novo, deputado do PCP, acompanhado por um conjunto de activistas da CDU, visitou, recentemente, as freguesias de Guidões e de S. Romão do Coronado, concelho de Trofa.Na freguesia de Guidões, por exemplo, a comitiva constatou...

JCP vai a Cuba

No próximo fim-de-semana partirá para Cuba a Brigada de Solidariedade da JCP, que decorrerá entre o dia 25 de Julho e 15 de Agosto. A brigada é composta por 15 jovens comunistas portugueses, que no quadro da solidariedade e cooperação irão dar o seu contributo a Cuba.Com os portugueses irão estar outras juventudes...

ASPP promove novas formas de lutas

Mais de duas centenas de profissionais da PSP que prestam serviço nos aeroportos doaram, este mês, o seu subsídio de segurança a duas instituições de solidariedade, uma forma simbólica de protestarem pela falta de actualização da verba há 25 anos.O donativo foi entregue por dirigentes da Associação Sindical dos...

Irregularidades em Vila Praia de Âncora

A CDU de Caminha acusou, recentemente, o presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora de, deliberadamente, e sem o acordo dos delegados representantes das forças partidárias submetidas a sufrágio nas últimas eleições europeias, ter retirado da constituição de uma mesa de voto um dos nomes indicados pelos...

Memória megalítica do Alentejo

A cerimónia de inauguração do projecto de reinstalação do Cromeleque do Xerêz realizou-se, sábado, na abertura oficial da bienal de artes «Monsaraz Museu Aberto». O Cromeleque de Xerêz é o único monumento transferido de toda a área inundada pelo Grande Lago de Alqueva. A opção de desmontagem e da reinstalação noutro...