Conferência sobre a Sida

A 15ª Conferência Internacional sobre a Sida começou domingo em Bangkok, Tailândia, sob o signo do protesto de milhares de pessoas que saíram à rua para exigir «Medicamentos para todas as Nações» e denunciar o mercantilismo dos grandes laboratórios privados, que impedem o acesso ao tratamento da doença através de genéricos e recusam a transferência de tecnologia para os países pobres.
A Conferência, que se prolonga até dia 16, volta a colocar na ordem do dia a forma alarmante como a Sida continua a propagar-se, sobretudo na Ásia, onde só no último ano se registaram uma de cada quatro novas infecções (1 100 000 de afectados).
A ONU estima em 20 000 milhões de dólares a verba necessária para combater a doença em 2007.


Mais artigos de: Internacional

Não há paz sob ocupação

Desde que o governo interino de Iyad Allawi assumiu funções, a 1 de Junho, foram mortos cerca de 400 iraquianos e perto de 1700 ficaram feridos em atentados, operações militares e confrontos armados, informou a semana passada a France Presse, que cita um balanço oficial do Ministério da Saúde do Iraque.Com a...

Um poeta de combate

As comemorações do centenário do nascimento de Pablo Neruda ficaram marcadas pela dinâmica popular das iniciativas, num tributo ao poeta, ao homem e ao comunista de tantos combates.

Prisões e direitos (?) humanos

«A maioria dos norte-americanos ficou chocada com o tratamento sádico dos presos iraquianos em Abu Ghraib. Não deveria ser assim.» Assim escreve Bob Herbert, no New York Times, para dizer que esse tratamento é vergonhosamente semelhante ao dos presos encerrados... nos cárceres dos Estados Unidos! E vai mais longe: em...