Governo toma decisões inaceitáveis

Privatizações devem ser suspensas

O PCP acusou anteontem o Governo de estar a tomar decisões importantes que «verdadeiramente condicionam a capacidade de decisão de um futuro governo». A acusação foi feita por Bernardino Soares, através de um requerimento entregue na Assembleia da República. O presidente do Grupo Parlamentar do PCP apontou alguns exemplos, considerando «absolutamente escandaloso» o caso da privatização da GALP.
O dirigente comunista lembrou que foi já celebrado, entre a Parpública (entidade que representa o Estado no negócio) e um dos concorrentes à privatização da petrolífera portuguesa, um contrato-promessa de compra e venda de capital, correspondente a 33,34 por cento do capital da Galpenergia. Este acordo foi celebrado mesmo sem terem sido cumpridos os procedimentos que o próprio Governo estabeleceu como indispensáveis neste processo, denunciou Bernardino Soares. E nada disto se poderia ter passado sem o conhecimentos e concordância dos ministros envolvidos no processo, o ministro da Economia e a ministra das Finanças.
Para o PCP, tal decisão – tomada antes que a demissão do primeiro-ministro produzisse efeitos jurídicos plenos – não se enquadra «obviamente na definição de “actos estritamente necessários” que a Constituição permite praticar aos governos já desprovidos de legitimidade política, como é o caso». Esta decisão, afirma o presidente do grupo comunista, condiciona um futuro governo quanto à orientação a praticar relativamente à privatização da empresa.
Bernardino Soares denunciou ainda a continuação de outros processos de privatização, como as OGMA ou o handling da TAP. Para todos estes processos, os comunistas exigem a suspensão imediata.


Mais artigos de: PCP

Eleições antecipadas

O PCP está na rua a reclamar a convocação de eleições antecipadas. Os comunistas consideram esta a melhor solução para o País.

Não à divisão do Alentejo

Na sua reunião do passado dia 5, na qual participou como convidada a deputada Ângela Sabino, a Direcção da Organização Regional de Évora do PCP (DOREV) reafirmou a sua defesa da Grande Área Metropolitana do Alentejo. Os comunistas não entendem o que consideram ser uma «aliança táctica» de eleitos do PS com o PSD para...

Como é?

O deputado comunista Honório Novo apresentou na Assembleia da República um requerimento ao Governo para esclarecimento da situação da Extensão de Saúde de Freixo, Ponte de Lima, relativamente à qual existem informações contraditórias.De facto, a um requerimento seu, apresentado no dia 10 de Dezembro de 2003, o Ministro...

PCP apresenta queixa contra câmara

A Comissão Concelhia da Trofa do PCP apresentou queixa ao Ministério Público contra a Câmara Municipal da Trofa e o seu presidente. Os comunistas acusam a autarquia e o seu presidente de ter retirado por diversas vezes a propaganda política do PCP, numa clara violação à lei da liberdade de expressão.A Comissão Concelhia...

Propaganda retirada em Albufeira

A Comissão Concelhia de Albufeira do PCP acusa a Câmara Municipal de ter retirado a propaganda da Festa do Avante! colocada em diversos locais do concelho. Apesar de a câmara negar que tenha sido dada qualquer ordem de retirada da propaganda, os cartazes retirados encontravam-se no depósito municipal. Depois de autorizar...

Apelo ao Presidente da República

Um vasto conjunto de personalidades das mais variadas áreas da vida nacional apela ao Presidente da República para que decida pela dissolução da Assembleia da República e pela convocação de eleições antecipadas.