Almada

Balanço do trabalho desenvolvido

A presidente da Câmara Municipal de Almada, Maria Emília de Sousa, anunciou, sexta-feira, que a autarquia vai celebrar um protocolo com o Ministério das Obras Públicas para a resolução de diversos problemas no traçado do Metro Sul do Tejo (MST).
«O protocolo deverá permitir-nos um conhecimento do faseamento da obra, do sistema de segurança, dos impactos visuais e do processo de construção e compatibilizar os cruzamentos entre o metro e a circulação rodoviária», disse a autarca da CDU.
Maria Emília de Sousa falava aos jornalistas numa conferência de imprensa para balanço do trabalho desenvolvido pela autarquia no primeiro semestre de 2004, em que salientou a elevada taxa de realização do Plano de Actividades, 80 por cento. Acrescentou ainda que os restantes 20 por cento estão em fase adiantada de preparação.
Acompanhada pelo presidente da Assembleia Municipal, José Manuel Maia, e pelo vereador António Matos, Maria Emília de Sousa assegurou que houve também «um equilíbrio nas receitas e despesas», de acordo com o que estava orçamentado para 2004, embora ressalvando que ainda não é possível prever como irá decorrer o pagamento de impostos como o SISA e Contribuição Autárquica.
«O balanço deste primeiro semestre traduz uma situação de estabilidade, segurança e respeito pelas populações, que contrasta com a instabilidade que se vive a nível nacional», disse a presidente da Câmara Municipal, referindo-se à situação política provocada pela demissão anunciada pelo primeiro-ministro, Durão Barroso, que aceitou o convite para assumir a presidência da Comissão Europeia.
No que respeita aos projectos estratégicos - Programa Polis da Caparica, Projecto Almada Nascente e Plano Integrado de Almada, que, a par do MST, são de grande importância para o desenvolvimento do concelho, Maria Emília de Sousa mostrou-se igualmente optimista com o trabalho que está a ser desenvolvido.


Mais artigos de: Nacional

Teatro de qualidade

A reposição em cena da peça «Gente Feliz com Lágrimas», a partir do romance homónimo de João de Melo, marcou domingo o arranque do festival de teatro.

Aumento de propinas é inadmissível!

A Comissão Distrital de Castelo Branco da JCP classifica como «inadmissível» o aumento de propinas na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, no próximo ano lectivo.

Eleições adiadas

A eleição da Assembleia da Grande Área Metropolitana de Coimbra (GAMC) foi adiada, na passada semana, nos 16 concelhos que aderiram à nova autarquia.

Festa do Desporto

Faltam pouco mais de dois meses para o arranque da XXI edição da Seixalíada, a festa do desporto popular, que é já uma tradição no concelho do Seixal. Com início a 18 de Setembro e encerramento a 19 de Outubro espera-se que, como é hábito, a Seixalíada de 2004 seja bastante participada, assim como as festas de...

Festas na Vila animam S. João da Talha

S. João da Talha está a festejar a passagem do 1.º aniversário da sua elevação a vila. Um espectáculo com os «Toranja», no dia 1 de Julho, no recinto de festas do Bairro da Fraternidade, seguido de fogo de artifício, assinalou a efeméride da justa promoção administrativa de uma terra que se orgulha dos seus 616 anos de...

Insuficiências na Horta

O Porto da Horta é a principal infra-estrutura de escala da navegação de recreio que atravessa a parte Norte do Atlântico. Por essa razão foi construída em 1986 a Marina do Porto da Horta e em 2002 inaugurado a sua bacia Sul.Entretanto, na presente época alta verifica-se, tal como na anterior, que a capacidade de...