Guantanamo

Presos têm direitos

O Supremo Tribunal dos EUA decidiu esta segunda-feira que os presos encarcerados em Guantanamo têm direito a recorrer aos tribunais norte-americanos para se defenderem. A deliberação constitui uma derrota para a administração Bush, que negava quaisquer direitos aos presos.
Aprovada por seis votos contra três, a decisão é «um forte repúdio dos argumentos da administração Bush, segundo os quais as suas acções na guerra ao terrorismo estão acima da lei e não podem ser apreciadas pelos tribunais», afirmou Steven Shapiro, director da associação Americana de Liberdades Civis.
A sentença foi produzida em resposta ao julgamento de dois casos de alegados terroristas - os primeiros desde os atentados de 11 de Setembro de 2001 - e deixa claro, como afirmou a juíza Sandra Day O'Connor, que «um estado de guerra não é um cheque em branco ao presidente, quando se trata de direitos humanos».
O governo pode, no entanto, manter preso sem culpa formada quem for detido no âmbito do combate ao terrorismo.


Mais artigos de: Internacional

O «nim» da NATO

A NATO vai participar na formação das forças de segurança do Iraque, decidiu a cimeira de Istambul. É o «consenso mínimo possível» entre os 26 países aliados.

Palestinianos debaixo de fogo

Apesar da condenação e das denúncias palestinianas e de agências da ONU, o exército israelita mantém a ofensiva na Faixa de Gaza procurando esmagar a resistência.Ao cair da noite de segunda-feira, o centro da cidade de Gaza voltou a ser atacado por helicópteros do exército de Israel.Numa primeira incursão, os alvos foram...

A essência do imperialismo

A cada nova fotografia dos de Abu Ghraib ficamos mais e mais chocados. A aberração do exército imperialista parece não ter limites. Contudo, o que conhecemos é só a ponta de um iceberg muito maior e mais abominável, que talvez nunca conheceremos.Vejamos uma história recente que começa com Joseph Darby...Um menino bem...