Partido Ecologista «Os Verdes» apresenta

Compromissos para as Eleições Europeias

«Os Verdes» reuniram-se, sábado, em Lisboa, para debater a situação eco-política, as eleições para o Parlamento Europeu e o seu plano de intervenção.

«Os Verdes» defendem uma UE defensora do Ambiente

O Conselho Nacional do Partido Ecologista «Os Verdes» aprovou, sábado, os seus compromissos para as próximas eleições ao Parlamento Europeu, os quais se consubstanciam no combate às alterações climáticas, em assumir a água como um bem público e um direito dos povos, na recusa dos organismos geneticamente modificados e na promoção da paz e na concretização das ajudas ao desenvolvimento dos países menos desenvolvidos.
«“Os Verdes» propõem que todas as políticas comuns da União Europeia sejam precedidas da avaliação sobre os seus efeitos concretos nos diferentes Estados da Europa, como forma a que essas políticas não sejam aplicadas cegamente como tem acontecido até agora, e que em Portugal se sente claramente com o Pacto de Estabilidade e Crescimento ou com a Política Agrícola Comum (PAC)», afirmam os ecologistas, em nota de imprensa enviada ao Avante!.
Sobre as eleições para o Parlamento Europeu, «Os Verdes» sublinharam que esta é a oportunidade que os portugueses têm para traduzir o seu descontentamento através do voto, penalizando assim o Governo pelas medidas em que diferentes sectores têm prejudicado seriamente o quotidiano das pessoas.
Exemplo disso é o anúncio que o Governo fez da alienação de 49 por cento da empresa Águas de Portugal, procurando assim concretizar a privatização da água em Portugal, elemento que os ecologistas reafirmam como «um património necessariamente colectivo» porque se trata «de um bem essencial à vida e consequentemente ninguém pode ser privado do seu acesso».
Durante o encontro, «Os Verdes» consideraram ainda «absolutamente necessário» que o novo, já o terceiro, ministro do Ambiente, Arlindo Cunha, vá à Assembleia da República explicar cabalmente esta negociata. Por isso propuseram a realização de um inquérito parlamentar.


Mais artigos de: Nacional

Encontro histórico em Lisboa

As associações de proprietários e inquilinos de Lisboa prometem lutar contra o Governo, no âmbito da próxima reforma do regime de arrendamento urbano.

A Memória, a Obra e o Pensamento de Maria Lamas

«O reconhecimento da experiência das mulheres trabalhadoras, desempregadas, operárias, camponesas, professoras, intelectuais, domésticas ou empregadas do comércio, tendo em conta os seus saberes, competências e qualidades femininas e os seus contributos nas complexas questões das políticas sectorial, local e global» é um...

MUSP acusa Governo

Até ao mês de Fevereiro, em conformidade com o artigo 13 da Lei n.º 9/97 de 1 de Agosto, as empresas prestadoras de Serviços de Telecomunicações, a par de outras, estavam isentas de qualquer pagamento quer aos municípios (Câmaras Municipais) quer ao próprio Governo pela implementação das diferentes infra-estruturas no...

«Quebrar o Isolamento»

Realizou-se segunda-feira, no salão de festas do Clube Desportivo «Os Minhocas» o lançamento do livro «Quebrar o Isolamento - Para um desenvolvimento sustentado da Ilha das Flores», da autoria do deputado do PCP Paulo Valadão.Com o salão dos «Minhocas» completamente cheio, interveio em primeiro lugar o autor, dando conta...

Niza dá casa a idosos

Um casal de octogenários de Amieira do Tejo (Nisa) recebeu no sábado as chaves da sua habitação já reconstruída e reequipada, depois de destruída nos incêndios florestais de 2003, informou o município de Nisa. A presidente da Câmara Municipal, Gabriela Tsukamoto, fez a entrega das chaves da casa reconstruída.A habitação...