Novo modelo de financiamento em investigação

Governo adia futuro

A Direcção do Sector Intelectual de Lisboa do PCP considerou que o novo modelo de financiamento para o sistema científico, tecnológico e de inovação, compromete e adia o futuro do sector.

«Uma nova promessa para um futuro sempre adiado»

O projecto anunciado, no passado dia 13 de Abril, pelo Ministério da Ciência e do Ensino Superior (MCES), para além de marginalizar estruturas fundamentais do sistema, como os laboratórios do Estado, não define taxas e metas de crescimento anuais para atingir, em 2010, a quota de investimento em I&D (investigação e desenvolvimento) proposta pelo Conselho Europeu (CE) de Barcelona, afirma, na nota enviada aos órgãos de comunicação social, a direcção do Sector Intelectual de Lisboa do PCP.
A proposta do Governo, afirma o documento, traduz-se «no essencial, como mais um acto de propaganda que procura iludir a dura realidade das condições de trabalho que no dia a dia enfrenta a maioria dos membros da comunidade científica nacional».
Actualmente, o Estado português afecta 0,8 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) às actividades de investigação, não sendo previsível, com as políticas e dotações orçamentais seguidas pela coligação PSD/PP, um crescimento das verbas investidas até aos três por cento do PIB, como avançou o CE em Março de 2002.

Publicidade enganosa

Anteriormente, em Janeiro deste ano, o Conselho de Ministros propagandeou a «aplicação de mil milhões de euros para Ciência e Inovação, entre 2004 e 2006, destinados à formação, requalificação, divulgação científica e investigação, envolvendo a substituição de dois programas em curso por outros que passaram a ter uma nova designação», facto que , na prática, acusam os dirigentes do Sector Intelectual do PCP, «não teve até à data outras consequências» senão criar «perplexidades», «desorientação» e graves atrasos na transferência das contrapartidas financeiras do MCES para as unidades científicas envolvidas nos projectos.
A juntar a tudo isto, destaca-se ainda o anuncio da atribuição de subsídios para 12 mil bolsas de investigação, medida que carece de esclarecimentos básicos quanto ao seu destino, quantidade anual, nível e contexto a que se aplicam, denunciam os comunistas.

Emprego e estabilidade em causa

No actual quadro de financiamento, com o «novo modelo» e o regime ainda em vigor, não fica porém resolvida uma das questões chave para um verdadeiro salto positivo no sector, uma vez que fica por resolver a problemática do emprego científico.
Para além da precariedade e subfinanciamento do sistema, este não potencia a integração de jovens investigadores, aos mesmo tempo que, paradoxalmente, «afirma pretender fixar e premiar investigadores com produção excepcional».
«Uma nova promessa para um futuro sempre adiado. Ao mesmo tempo que encerra perigos não negligenciáveis que poderão contribuir para fragilizar ainda mais o já débil sistema científico e tecnológico nacional», concluem os comunistas.


Mais artigos de: PCP

Por uma imigração com direitos

O PCP, através do grupo de trabalho para a imigração e minorias étnicas, acusa o Governo de levar a cabo uma acção «desconexa e lesiva de uma real política de imigração e de combate à exclusão social». Em causa o anúncio da possibilidade de os imigrantes procederem à sua legalização através dos CTT, considerando o PCP...

Confiança no Partido e novas inscrições

O concelho da Covilhã tem 31 freguesias espalhadas numa das encostas da Serra da Estrela. Numa noite de Abril, um grupo de camaradas conversou sobre a acção de contactos e falou das suas experiências.

Carlos Carvalhas assinala Abril em Paris

Cerca de 500 pessoas participaram no passado dia 2 de Maio nas comemorações do 25 de Abril que decorreram na sala dos congressos de Nanterre, em França, promovidas pela organização do PCP na região de Paris. Estas comemorações contaram com a participação de Carlos Carvalhas, secretário-geral do PCP.

União deve prevalecer

O PCP continua a bater-se pela criação da Grande Área Metropolitana do Alentejo, com as quatro sub-regiões. E acusa o PS de mentir para fomentar a divisão.

Aeroporto de Beja está parado

A Direcção da Organização Regional de Beja (DORB) do PCP acusou o Governo de não ter vontade política para concretizar o projecto de desenvolvimento do Aeroporto da cidade.Os comunistas alentejanos consideraram, em nota à comunicação social, que o recente afastamento do presidente da empresa responsável pela dinamização...

Festa Alentejana a 22 e 23 de Maio

A Direcção da Organização Regional de Beja do PCP apresentou anteontem o programa da «Festa Alentejana», que se realiza nos próximos dias 22 e 23, no Parque de Feiras e Exposições de Beja. O programa da Festa é diversificado, e inclui espectáculos musicais, desporto, colóquios e a obrigatória parte política. Esta tem o...

Oportunidade perdida

A Direcção da Organização Regional de Aveiro (DORAV) do PCP considera o Congresso da Ria de Aveiro, que se realizou nos dias 23 e 24 de Abril, uma oportunidade perdida. Para os comunistas, este congresso poderia ser o momento ideal para discutir os problemas com que se debate a Ria e encontrar as melhores soluções. Mas o...

Políticas europeias agravam situação

As políticas neoliberais dominantes na Europa, aliada ao seguidismo do Governo PSD/CDS-PP em relação ao Pacto de Estabilidade e Crescimento, está a ter graves consequências sociais na Península de Setúbal, afirma a Direcção da Organização Regional de Setúbal (DORS) do PCP, em nota de imprensa do passado dia 28 de Abril....

7.ª Assembleia Regional de Santarém

Realiza-se no próximo sábado no Entroncamento a sétima Assembleia da Organização Regional de Santarém do PCP. Carlos Carvalhas fará a intervenção de encerramento. Ilda Figueiredo participa no almoço, onde fará uma intervenção sobre a importância das eleições de 13 de Junho.A Direcção da Organização Regional de Santarém...

Morreu Severiano Falcão

Faleceu, na madrugada de quarta-feira, aos 81 anos, o camarada Severiano Falcão. O funeral deste destacado militante comunista realiza-se hoje, saindo da casa mortuária de Alhandra (junto ao hospital), às 11 horas, em direcção ao cemitério daquela localidade.Em nota enviada à família, que abaixo transcrevemos, o...