Estudantes expulsos por mobilizar colegas

O deputado comunista Bruno Dias apresentou um requerimento na Assembleia da República perguntando ao Governo se tem conhecimento da expulsão de três estudantes da Escola Superior de Educação de Castelo Branco por participarem na mobilização dos colegas para a manifestação nacional do ensino superior que se realizou em Lisboa, no dia 24 de Março.
«Que medidas tomou o Governo para que se proceda ao cabal esclarecimento do ocorrido neste caso?», questiona o deputado, interrogando o executivo sobre a forma como tenciona reconhecer a total legitimidade e o direito dos estudantes às suas acções de protesto e manifestação, sublinhando as «sucessivas tentativas de intimidação e condicionamento» da luta dos estudantes.
Os estudantes expulsos pertencem ao movimento «E tu deixas?!» do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), recentemente criado com o objectivo de esclarecer os alunos do ensino superior sobre os seus direitos e motivar a participação na defesa do ensino público e democrático.
«30 anos após a conquista da liberdade de expressão, reunião e associação, persistem atitudes de desrespeito absoluto pelo exercício destas liberdades. É um direito constitucional a divulgação de ideias e propostas por parte de movimentos de cidadãos, neste caso estudantes. É um direito nosso e dos estudantes do IPCB, que nós praticámos naquele dia para divulgar e afirmar uma iniciativa de luta decidida por associações de estudantes de todo o País», sustenta a organização numa nota enviada ao Avante!.


Mais artigos de: Juventude

O voto é uma arma

As organizações que participaram no Encontro Internacional de Juventudes Comunistas, realizado recentemente em Cacilhas, apelam aos jovens que usem o seu voto nas eleições europeias para mudar as políticas da União.

Por uma Europa construída pelos povos

«A Europa de Maastricht, capitalista, imperialista e monopolista, não é o nosso futuro. Acreditamos ser possível construir uma nova Europa de Estados soberanos, iguais em direitos e trabalhando igualmente para a convergência do progresso económico e social. Uma Europa que defenda o desenvolvimento numa relação sustentada...

Ensino profissional protesta contra revisão

A revisão curricular para o ensino profissional não é apropriada, afirmaram centenas de estudantes, em Lisboa, exigindo que o Ministério da Educação consulte os seus representantes.

Concursos de bandas no Porto, Aveiro e Odivelas

A Festa do Avante! só se realiza em Setembro, mas os concursos regionais de apuramento de bandas para o Palco Novos Valores já estão a ser preparados.A Organização Regional de Aveiro da JCP está a promover o Festival «RiAvante», que terá lugar a 28 de Maio, no centro de trabalho de Santa Maria da Feira do PCP. As...

Crianças com subnutrição e obesidade em Vila Real

Um número significativo de crianças do concelho de Vila Real sofre de doenças alimentares, revelou na semana passada um estudo promovido pela Câmara Municipal efectuado a 570 alunos de 15 escolas do ensino básico.Segundo a investigação, 15 por cento das crianças sofrem de obesidade, 14 por cento possuem excesso de peso e...

Alunos protestam no Porto

Mais de uma centena de alunos da Escola Clara de Resende, no Porto, protestaram, na terça-feira, contra o encerramento do ensino secundário naquela unidade.A marcha, que rumou à Direcção Regional de Educação do Norte, pretendeu demonstrar ao Ministério da Educação que «os alunos não são números», como afirmavam os jovens...