Simbolismo anticomunista

Os paus das bandeiras dos dez novos países membros da União Europeia que vão ser hasteadas diante do edifício do Parlamento Europeu em Estrasburgo (França) estão a ser construídos pelos operários dos estaleiros navais de Gdansk, na Polónia.
A decisão foi tomada pelo presidente do Parlamento Europeu, Pat Cox, que assim se propõe evocar o lugar onde, segundo a retórica ideológica do Ocidente, se iniciou a unificação da nova Europa, com a greve dos operários dos estaleiros da cidade polaca.
As hastes, que custarão cerca de 85 mil euros, pesam 400 quilos cada uma e medem cerca de 18 metros de altura, devem chegar a Estrasburgo no dia 23 de Abril, para estarem prontas a serem utilizadas em 1 de Maio, data da adesão à União Europeia dos dez novos estados, entre os quais a Polónia.
Pat Cox terá tido a ideia quando preparava a sua visita a Gdansk, em Fevereiro passado, a qual qualificou como uma peregrinação ao lugar «onde teve início o processo de unificação da nova Europa», segundo revelou Bogdan Lis, presidente da Fundação Centro «Solidariedade», organização baptizada com o nome do sindicato que organizou o movimento grevista em 1980.
Para Lech Walesa, o líder do «Solidarnosc» e ex-presidente da Polónia, igualmente citado pela Agência Lusa, esta decisão do Parlamento reconhece o papel desempenhado pela oposição polaca ao regime comunista naquele momento da história europeia.


Mais artigos de: Europa

Caça ao défice

Seis países europeus deverão registar no presente ano um défice orçamental superior ao limite de três por cento do PIB imposto pelo Pacto de Estabilidade.

Reunificação dificultada

Os líderes das duas comunidades cipriotas apelaram, no dia 8, ao «Não» no referendo marcado para o próximo dia 24 de Abril sobre o plano da ONU para a reunificação da ilha.

Declaração de esclarecimento e saudação

Em 1999, nas eleições para o Parlamento Europeu, a CDU não elegeu o 3. candidato na lista por centenas de votos e centésimas de percentagem.Esse facto teve muito graves implicações de todo o tipo. A nível do Partido, do grupo no Parlamento Europeu, da defesa daqueles interesses portugueses (de portugueses) de que somos...

100 mil em greve

Cerca de 100 mil trabalhadores de três departamentos do governo britânico entraram em greve na terça-feira, exigindo aumentos salariais. A paralisação, que afectou o Departamento do Trabalho e Pensões e o Serviço Penitenciário por 48 horas, bem como o Gabinete Nacional de Estatísticas, por 24 horas, é já considerada como...

<em>Que nenhum voto falte na CDU!</em>

Quase cinco anos se passaram, e durante todo este tempo foram muitos os meus amigos não comunistas e até comunistas que até mim vieram com a pergunta, «o que andam a fazer em Bruxelas os deputados ao Parlamento Europeu?», ao que eu normalmente respondo: «pelos outros partidos não falo, mas se tiveres um tempinho eu posso...